Com o mar por meio: Uma amizade em cartas

Capa
Companhia das Letras, 24/07/2017 - 120 páginas
Lançado na casa que homenageia os escritores durante a Flip 2017, este livro apresenta a correspondência inédita entre os dois gigantes da literatura de língua portuguesa.
A amizade entre Jorge Amado e José Saramago teve início quando os dois já tinham idade mais avançada e consolidada carreira literária, porém o vínculo tardio não impediu que os escritores formassem um laço forte, estendido as suas companheiras, Zélia e Pilar.
Este livro reúne a correspondência entre os dois mestres — e os dois casais, muitas vezes —, entre os anos de 1992 e 1998. São cartas, bilhetes, cartões e faxes com uma rica troca de ideias sobre questões tanto da vida íntima como da conjuntura contemporânea, sobretudo a cena literária. Eles debatem com humor sobre prêmios e associações de escritores, com especulações divertidas sobre quem seria, por exemplo, o próximo a ser contemplado com o Nobel ou o Camões.
Com um projeto gráfico especial, ilustrado com fac-símiles das missivas e belíssimas fotos do acervo pessoal dos autores, Com o mar por meio aproxima os leitores do universo particular dos dois amigos.

Acerca do autor (2017)

Jorge Amado (1912-2001) nasceu em Itabuna, na região cacaueira da Bahia, e foi um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX. Comunista na juventude, foi eleito deputado federal pelo PCB em 1946. Membro da Academia Brasileira de Letras, teve seus livros traduzidos para dezenas de idiomas e adaptados com frequência para o cinema, o teatro e a televisão. Sua obra completa é editada pela Companhia das Letras.
José Saramago (1922-2010) nasceu de uma família de camponeses do Ribatejo, em Portugal. Exerceu diversas profissões — como serralheiro, desenhista, funcionário público, editor e jornalista — antes de se dedicar apenas à literatura. Prêmio Nobel de literatura de 1998, escreveu joias do romance, como O Evangelho segundo Jesus Cristo e Ensaio sobre a cegueira. A Companhia das Letras edita as obras completas do autor no Brasil.

Informação bibliográfica