O Multilateralismo: Conceitos e práticas no século XXI

Capa
Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, 18/06/2019 - 248 páginas
Este livro aborda a concetualização e prática do multilateralismo desde o final da II Guerra Mundial e os desafios atuais que se lhe colocam. Introduz uma leitura dialógica do multilateralismo assente no nexo reflexão-ação e apresenta um conjunto de contribuições ilustrativas dos principais atores e temáticas das práticas multilaterais. Partindo do sistema onusiano e da promoção da paz e da segurança internacionais, outros temas são também trabalhados, incluindo as relações da União Europeia com a Rússia e o continente africano, a política externa norte-americana, do Brasil, de Portugal e a nova ordem económica asiática, liderada pela China. Esta obra configura um instrumento útil à investigação e ao ensino das relações internacionais em língua portuguesa.
 

Opinião das pessoas - Escrever uma crítica

Não foram encontradas quaisquer críticas nos locais habituais.

Índice

Estudos necessários
7
Introdução
9
Capítulo 1 Os conceitos e a evolução do multilateralismo o nexo reflexãoação
17
Capítulo 2 Encontro de agendas na ONU segurança direitos humanos e infância
43
Capítulo 3 O multilateralismo e a paz liberal
67
Capítulo 4 Uma relação complexa o multilateralismo e a política externa norteamericana no século XXI
93
Capítulo 5 As relações União EuropeiaRússia uma prática de multilateralismo multinível
117
Capítulo 6 A liderança chinesa da nova ordem económica asiática impacto na governação financeira global
141
Capítulo 7 A UE como ator securitário em África o nexo entre a abordagem multilateral e as capacidades
161
Capítulo 8 O multilateralismo na política externa do Brasil um meio com diferentes fins
189
Capítulo 9 Estratégia multilateral portuguesa na ordem global
213
As novas promessas do multilateralismo
239
Direitos de autor

Acerca do autor (2019)

É professora em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade do Minho e investigadora no Centro de Investigação em Ciência Política (CICP). É doutorada por Sciences Po (Paris). Recebeu o Prémio Jacques Delors 2005. Foi membro do júri de acesso à carreira diplomática em 2015 e é coordenadora do curso de Ingresso na Carreira Diplomática da UMinhoExec. Foi docente e investigadora convidada na Bélgica, Eslovénia, Estónia, Finlândia, Polónia, Rússia e Turquia. Foi Auditora do Curso de Defesa Nacional do Instituto da Defesa Nacional (IDN) em 2004. Os seus interesses académicos incluem Análise de Políticas Externas e Estudos de Segurança, com enfoque na União Europeia, na Rússia e no espaço pós-soviético.

É professora auxiliar em Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais. É doutorada em Relações Internacionais (especialidade de Estudos Europeus) pela Universidade de Coimbra. No biénio 2018-2020, é a Coordenadora da Secção de Relações Internacionais da APCP. Foi investigadora convidada no Canadá e em Bruxelas e Professora Convidada na Universidade da Beira Interior e na Academia da OSCE. Os seus interesses académicos incluem Análise de Políticas Externas e Estudos de Segurança, com enfoque na Política Externa Europeia e no Espaço Pós-Soviético. A sua mais recente publicação é o livro “The EU’s Neighbourhood Policy towards the South Caucasus: Expanding the European Security Community” (Palgrave Macmillan, 2018).

Informação bibliográfica