Histórias da Luz e das Cores, volume 1

Capa
U.Porto Editorial - Universidade do Porto, 01/07/2005 - 722 páginas

Durante milénios, as explicações dos fenómenos luminosos assentaram em concepções religiosas, na superstição e na autoridade dos mestres. Eram explicações erráticas, obscuras e raramente coerentes. No século XVII, com a chegada do método científico, aquelas explicações deram lugar a outras, mais racionais, úteis e fecundas.
Neste volume de Histórias da Luz e das Cores ─ cobrindo o período histórico desde a Antiguidade até ao século XIX ─ são descritas muitas das concepções sobre a luz e as cores que os nossos antepassados elaboraram. Muitas não têm qualquer valor filosófico ou científico; outras, porém, vieram a constituir os pilares em que assenta o conhecimento científico moderno. Não foram esquecidos neste volume nem os desenvolvimentos tecnológicos relativos à óptica nem os desenvolvimentos referentes aos vários ramos da ciência e tecnologia ligados à luz e às cores.
O leitor interessado por temas científicos, ou culturais mais abrangentes, aqui encontrará informação relevante, histórias curiosas e divertidas, e um vasto conjunto de dados que poderão ajudá-lo a melhor compreender a intrincada ligação entre ciência, cultura e civilização.

 

Páginas seleccionadas

Índice

Prefácio
7
Sumário
11
Primeira Parte Luz Da Mitologia à Razão
23
Segunda Parte Magia Natural Filosofia Teológica e Superstição
137
Terceira Parte A Ciência da Luz e das Cores no Alvorecer da Ciência Moderna
293
Quarta Parte A Ciência da Luz no Século das Luzes
459
Quinta Parte A Óptica do Século XIX Teorias Experiências e Divulgação
571
Indice de Figuras e Estampas
720
Direitos de autor

Acerca do autor (2005)

Luís Miguel Bernardo é professor catedrático aposentado do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Licenciado em Engenharia Electrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, obteve o mestrado e o doutoramento em Física na Universidade Estatal de Virgínia nos E. U. A. Realizou nos últimos 25 anos investigação científica em processamento óptico, holografia e óptica não-linear e ultra-rápida. Fazem parte dos seus interesses a história da ciência e a divulgação científica. Exerce presentemente o cargo de director do Museu de Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Informação bibliográfica