Imagens das páginas
PDF
ePub

Passados, porém, alguns annos veiu Manuel J. Antunes Russo a fallecer; em consequencia d'este facto retirou-se Joaquim Borges da casa onde era empregado, e como já tivesse accumulado algum capital iniciou commercio por conta individual, ou em sociedade com outros. Abriu, á rua do Commercio, baixos do sobrado de certo Sr. Ferrugem, velho celibatario, uma casa de commissões e consignações, ao mesmo tempo comprando algodão, mas fazendo o forte de seu negocio em grandes compras de todo o chá, que eram algumas mil arrobas, produzidas em Sorocaba, Tietê, Capivary e todo o colhido nos dois maiores centros de cultura; Porto Feliz e Itú.

Por um processo de seu conhecimento manipulava, seleccionava as diversas qualidades, enlatando-as separadamente, e applicando envoltorios apropriados, exportava-os para a capital, onde sendo artigo de primeira qualidade e bastante acreditado, encontrava facil collocação, alcançando preços compensadores.

De tal modo houve-se neste ramo de negocio que conseguiu fazer do mesmo quasi verdadeiro monopolio, vindo a accumular d'esta arte um peculio bastante acima de cem contos de réis.

Em 1875 deliberou liquidar sua casa de negocio de Itú, o que uma vez feito passou-se para a Capital do Estado, demorando-se ahi sómente o tempo preciso para a boa applicação de seu capital em predios e a juros.

Estando agora livre da trabalhosa vida de commerciante, possuindo regular fortuna, e, sobretudo, com justa saudade da velha progenitora e irmãos, as quaes, desde que para o Brasil viera, não mais avistara, transferiu-se para Portugal.

Na terra natal, uma vez chegado, fixou residencia definitiva na cidade do Porto, bastante proximo, aliás, da aldeia. onde nascera.

Emquanto residiu em Itú foi um verdadeiro apaixonado

pelas cousas do theatro; era assiduo frequentador do velho São Domingos.

Conservou sempre profunda saudade, terno e affectuoso reconhecimento a Itú, e as vezes que teve occasião de encontrar-se com pessoas idas de cá para Portugal, referia-se a esta cidade e ao tempo que aqui passara com o maximo carinho e gratidão.

Em nossa terra deixou solidas amisades, e muitos amigos sinceros, dos quaes, a maior parte, não mais podem estar presentes nesta reunião para prestarem-lhe a homenagem a que tem direito.

O MAXIMO BEMFEITOR

Foi summamente grato a Itú, e o acto generoso, de grande, de previdente, de elevada philanthropia que praticou, colloca sua memoria a par dos maiores bemfeitores das duas Americas.

Foi mais do que Benemerito, é um ituano immortal. porque sua veneranda memoria se perpetuará pelos annos em fóra nos corações, e pela bocca dos seus filhos em espirito, os futuros educandos do Instituto de seu nome que aos milhares encarregar-se-hão, agradecidos, de proclamar a grandesa d'alma, de louvar o grande Bemfeitor.

Tendo accumulado grande cabedal, nos ultimos annos. de sua longa existencia, é muito natural que Joaquim Bernardo Borges, espirito afeito aos negocios, pensasse em bem dispôr, na melhor applicação a fazer de sua fortuna, mais proveitosa e de reconhecida utilidade. Depois de maduramente pensar tomou naturalmente uma firme resolução originada em ter reconhecido no nosso povo as qualidades, que desejava, de nobreza e honradez, de modo que seus ultimos desejos e vontades fossem cumpridos com fidelidade, e assim pensando muito espontaneamente confiou no caracter de legitimos descendentes dos ituanos da velha tempera e, convicto, delegou á actual geração tão elevada e honrosa tarefa.

E a nós ituanos que amamos com sinceridade esta terra, conscientes da obrigação que assumimos, é mister que nos colloquemos a altura da honrosa missão, é preciso que saibamos corresponder ao convite de cumprir com lealdade e firmeza o dispositivo testamental, e isto para maior galardão do Magnanimo Doador, e, mais ainda, para acquisição de mais um florão a ajuntar aos muitos titulos de benemerencia que ennobrecem nossa amada Instituição, justo orgulho, bello expoente do gráu de civilisação e de progresso a que attingiu a culta sociedade da gloriosa terra da Convenção.

Ao terminar venho ainda, invocando vossa generosidade, pedir um bill de indemnidade pelo abuso que hei commettido occupando mais do que era licito um tempo assás precioso, que, consciente mas forçado, roubei a outrem que com mais direito e justiça deveria caber, aos privilegiados da natureza pelo talento, alta cerebração e superior cultura; que em rendilhadas e bem buriladas phrases do mais aprimorado, castico estylo e do mais puro vernaculo, poderiam e deveriam mesmo ter sabido cantar as grandesas e passadas glorias do velho Itú com impeccavel elegancia, mais saber e profundos conceitos; porém, ter mais carinho, cultivar mais amor, votar mais veneração, querer mais bem ás cousas e tradições d'esta terra, eu vol-o affirmo com a maxima lealdade, nesta desconchavada arenga, de palavra difficil e descolorida, tosca e rude, sem bellezas de forma nem atavios que a tornem attrahente, eu vol-o affirmo, repito, não temer cotejo.

Ao meu coração de ituano não serão muitos os que conseguirão igualar em intensidade do mais puro e devotado sentimento de apreço que lhe consagro.

Que Itú, em sua trajectoria atravez do espaço e do tempo, seja sempre estrella de primeira grandeza entre suas irmãs que ornam esta bella região illuminada pelo imponente Cruzeiro do Sul. E que propicias e bemfazejas auras a conduzam ao mais prospero e venturoso porvir, são os meus mais ardentes e sinceros anhelos.

VISITA ÁS FUNDAÇÕES DA SOCIEDADE ANONYMA INDUSTRIA DE SEDA NACIONAL DE CAMPINAS

PARECER PELA COMMISSÃO DO INSTITUTO
CONSTITUIDA DOS SRS.:

AFFONSO A. DE FREITAS

Relator.

Dr. JOSÉ TORRES DE OLIVEIRA

Dr. JOSÉ DE PAULA LEITE DE BARROS
Dr. EDMUNDO KRUG

JOÃO BAPTISTA DE CAMPOS AGUIRRA

ANTONIO DE GOES NOBRE

GERALDO RUFFOLO

MAJOR FIRMINO DE GODOY.

« AnteriorContinuar »