Imagens das páginas
PDF
ePub
[graphic]

"O Diario de São Paulo", o "Cabrião" e o "Correio Paulistano" representados por Antonio Prado, Angelo Agostini e Joaquim Roberto de Azevedo Marques fazendo o jogo da peteca. A peteca, no caso, era o presidente da Provincia, desembargador Tavares Bastos que, representando a liga progressista, resultante da fusão precaria do partido liberal com o conservador não conseguira, entretanto, agradar a nenhum delles. (Caricatura do Cabrião, por Angelo Agostini).

a laboriosa colonia editado até o presente, cerca de 70 jornaes. As colonias hespanholas, franceza, allemã, syria, polaca e outras, tiveram e teem imprensa sua na capital.

[ocr errors]

Após o apparecimento d' "O Estado de São Paulo" surgem, citando sómente os que subsistiram attingindo a actualidade, o "Diario Popular" "Diario Popular" em 1884;

1

[merged small][ocr errors][merged small][merged small]
[ocr errors]

"O Commercio de São Paulo"

"A

em 1893 e que desappareceu substituido pelo actual - "Jorem 1916; - "O Combate" -, "A

nal do Commercio"

Capital" em 1912; - "A Gazeta"

[ocr errors]

lha da Noite", -,

em 1906; a

"A Folha da Manhã"

"Fo"O Diario

[merged small][merged small][ocr errors][merged small][merged small][ocr errors][merged small][merged small]

qual com sua feição propria, constituindo, em conjuncto,

[graphic]

Campos Salles homenageado com um banquete por amigos politicos, mantem-se em reserva, equilibrando-se numa linha de reticencias durante o agape lauto, sem nada dizer sobre a politica do momento. (Caricatura d'A Platéa", por Araujo Guerra).

essa formidavel força que o abbade Sieyés affirmava ser o "sexto sentido do povo" e Odilon Barrot, do alto da

[merged small][ocr errors][merged small][graphic]

NOTAS HISTORICAS DE ITU

POR

JOAQUIM LEME DE OLIVEIRA CESAR

[graphic][merged small][merged small][merged small]

N

O anno 1651, decimo primeiro do reinado de D. João IV, oitavo Duque de Bragança, foi povoado o lugar em que assenta a cidade de Itú, por Domingos Fernandes e seu genro Christovão Deniz; estes, em 1653 alcançaram provisão de Capella Curada com o titulo de N. S. da Candelaria, e sua população constava de 444 casaes. Em 1654 foi elevada a cathegoria de Villa, por Gon

(*) Em 1869 o illustre quão modesto patricio Joaquim Leme de Oliveira Cesar publicou, enfeixado em opusculo de 76 paginas, este preciosissimo trabalho, resultante das pertinazes e bem succedidas pesquizas levadas a effeito nos velhos archivos de Itu' pelo perseverante ituano, que os exhauriu na documentação que importava á historia do torrão natal.

A edição das "Notas Historicas" distribuida pelo autor acha-se, de ha muitas dezenas de annos, inteiramente exgottadas e o Instituto Historico de São Paulo, prestando grata homenagem á memoria da clarividente e laborioso historiador maximo da bella cidade de Domingos Fernandes e certo aos de prestar serviço relevante estudiosos da Historia Paulista, reproduz nestas paginas o magistral estudo, o mais completo, minucioso e documentado sobre o historico dos primeiros tempos da cidade de Itu' que até o presente tem vindo a lume. (N. da Redacção).

tambem

« AnteriorContinuar »