Revista, Volume 4

Capa
Imprensa Official de Minas Geraes, 1899
 

Páginas seleccionadas

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 119 - Dom João por graça de Deos Rey de Portugal, e dos Algarves daquem e dalém mar em África Senhor de Guiné, e da Conquista, navegação, Comercio da Ethiopia, Arábia Percia e da índia &.
Página 128 - Dom João, por graça de Deos Rey de Portugal e dos Algarves daquem e dalem mar em Africa, Senhor de Guine e da conquista navegação comercio da Ethiopia Arabia Percia e da índia, etc...
Página 407 - Servem ao senhor de engenho em vários ofícios, além dos escravos de enxada, e foice, que tem nas fazendas, e na moenda, e fora os mulatos e mulatas, negros e negras de casa, ou ocupados em outras partes; barqueiros, canoeiros, calafates, carapinas, carreiros, oleiros, vaqueiros, pastores e pescadores.
Página 130 - Carta por mim assignada, e sellada com o sello grande de minhas armas. Dada na Cidade de Lisboa aos vinte e nove dias do mez de Setembro.
Página 161 - Faço saber aos que esta minha carta de sesmaria virem, que tendo respeito ao que me representou Mathias Barbosa da Silva, ea sua petição, cujo theor he o seguinte: Senhor.
Página 222 - Rei de Portugal e dos Algarves, daquem e dalém Mar, em África, Senhor de Guiné, e da Conquista, Navegação, Commercio de Ethiopia, Arábia, Pérsia, e da índia, etc.
Página 886 - ... nos livros da Secretaria deste Governo, e nos mais a que tocar. Dada neste Recife de Pernambuco aos 7 dias do mez de Agosto.
Página 514 - Cada ano vem nas frotas quantidade de Portugueses, e de estrangeiros, para passarem às minas. Das cidades, vilas, reconcavos, e sertões do Brasil vão brancos, pardos, e pretos, e muitos índios de que os Paulistas se servem. A mistura é de toda a condição de pessoas: homens, e mulheres; moços e velhos; pobres e ricos: nobres e plebeus, seculares, clérigos, e religiosos de diversos institutos, muitos dos quais não tem no Brasil convento nem casa...
Página 411 - ... entrar nas casas dos Advogados, Solicitadores, e Escrivães, com pouco proveito de quem promove o pleito, ainda quando alcança, depois de tantos gastos, e desgostos, em seu favor a sentença.
Página 407 - O ser senhor de engenho, é título, a que muitos aspiram, porque traz consigo, o ser servido, obedecido, e respeitado de muitos. E se for, qual deve ser, homem de cabedal, e governo; bem se pode estimar no Brasil o ser senhor de engenho, quanto proporcionadamente se estimam os títulos entre os fidalgos do Reino.

Informação bibliográfica