Pernambuco de outr'óra: a Confederação do Equador

Capa
Officinas graphicas da Repartição de publicações officiaes, 1924 - 3 páginas
 

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 190 - O poder moderador de nova invenção maquiavélica é a chave mestra da oposição da nação brasileira eo garrote mais forte da liberdade dos povos. Por ele, o imperador pode dissolver a câmara dos deputados, que é a representante do povo, ficando sempre no gozo dos seus direitos o senado, que é o representante dos apaniguados do imperador.
Página 162 - Hei por bem, e com o parecer do Meu Conselho de Estado, Mandar convocar uma Assembléa Geral Constituinte e Legislativa...
Página 207 - Um centro, em lugar escolhido pelos votos de nossos representantes, dará vitalidade e movimento a todo o nosso grande corpo social; cada estado terá o seu respectivo centro; e cada um destes centros formando um anel da grande cadeia nos tornará invencíveis...
Página 163 - Tendo o Brasil, que se considera tão livre como o Reino de Portugal, sacudido o jugo da sujeição e inferioridade com que o reino irmão o pretendia escravizar, e passando a proclamar solenemente a sua Independência...
Página 353 - Juro dar a ultima gotta de sangue para manter e ser fiel a confederação do Equador, que é a união das quatro provincias ao norte do cabo de Santo Agostinho e as demais que para o futuro se forem unindo, debaixo da forma de governo que estabelecer a assembléa constituinte.
Página 153 - Secretario do Rio de Janeiro, se devia a estes entregar o Governo, e proceder-se na nomeação do Conselho do modo expresso no dito Decreto.
Página 160 - Acaso os cabeças, que intervieram na explosão de 1817, expiraram já? e se existem, e são espíritos fortes e poderosos, como se crê que tenham mudado de opinião? Qual outra lhes parecerá mais bem fundada que a sua?
Página 89 - ... de igualdade: mas está igualmente convencido que a base de toda a sociedade regular é a inviolabilidade de qualquer espécie de propriedade.
Página 89 - Patriotas, vossas propriedades ainda as mais opugnantes ao ideal da justiça serão sagradas; o Governo porá meios de diminuir o mal, não o fará cessar pela força. Crede na palavra do Governo, ela é inviolável, ela é santa".
Página 67 - ... as doutrinas ensinadas. Tinha por fim tornar conhecido o estado geral da Europa, os estremecimentos e destroços dos governos absolutos, sob o influxo das ideias democráticas.

Informação bibliográfica