Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Capa
"Indice dos artigos contidos nos 50 tomos, " vol. 76 (t. 51) 1888, p. [379]-404.
 

Páginas seleccionadas

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 405 - Desse dia fatal. Mas eu não tive os dias de ventura Dos sonhos que sonhei: Mas eu não tive o plácido sossego Que tanto procurei. Tive mais tarde a reação rebelde Do sentimento interno. Tive o tormento dos cruéis remorsos Que me parece eterno. Tive as paixões que a solidão formava Crescendo-me no peito. Tive, em lugar das rosas que esperava, Espinhos no meu leito.
Página 287 - Vianna, do meu conselho, ministro e secretario de estado dos negocios do imperio, o tenha assim entendido e faça executar com os despachos necessarios. Palacio do Rio de Janeiro, em 27 de Julho de 1842, 21° da Independencia e do Imperio. Com a rubrica de Sua Magestade o Imperador.
Página 104 - Memoria da serra que serve de limite ao Brazil pelo lado das Guianas, e do Rio Branco, que d'ella vem ao Rio Negro, por Manoel José Maria da Costa e Sá.
Página 364 - ... próprios recursos! E como o saberiam? Eu, o discípulo favorito de Haydn, o que completou por ordem sua as obras que deixara incompletas, escrevi no Rio de Janeiro uma missa que foi entregue à censura de uma comissão composta daquele pobre Mazziotti e do irmão de Marcos Portugal, missa que nunca se executou porque não era deles.
Página 326 - Botocudos nos sitios confiados á sua guarda, logo que contra elles se prove ou ommissão ou descuido, Que sejam considerados como prisioneiros de guerra todos os Índios Botocudos, que se tomarem com as armas na mão em qualquer ataque, e que sejam entregues para o serviço do respectivo commandante por dez annos e todo o mais tempo em que durar sua ferocidade, podendo elle empregal-os...
Página 359 - Lê due Gemelle , drama em musica por José Maurício : com instrumental e partes cantantes : a partitura se acha em casa do Sr. Marcos Portugal. » Algumas pessoas dizem que esta opera nunca fora a scena , porém outras affirmam que o fora , mas que a monita secreta a separava do thcatro, afim de que somente Marcos Portugal ficasse em campo.
Página 327 - Lisboa, do coronel inspector dos destacamentos da capitania, do tenente coronel, do major, do ouvidor da comarca na qualidade de auditor do regimento, e do escrivão deputado da junta da fazenda, na qual fareis conhecer do resultado de...
Página 369 - ... carta regia fora lançada em favor de alguns ourives de Portugal a quem os nossos tiravam o ganho, o que é claro á vista da perfeição das obras de prata e ouro...
Página 390 - A cor e pretexto destas entradas, diz o senhor JF Lisboa, no seu jornal de Timon, era libertar os Índios prisioneiros, atados á corda, encerrados em um curral ou prisão similhante, e destinados á morte em terreiro para serem depois comidos em banquete festival pelos seus inimigos. A entrada ou tropa de resgate, chamada também da...
Página 369 - Valentim, e ultimamente no mesmo estylo, pelo sr. Padua. « Possuiu este mestre, além de sua grande facilidade na invenção, grande amor ao trabalho. A elle corriam todos os artistas do Rio de Janeiro, mormente os ourives e lavrantes para obterem desenhos e moldes de banquetas, ciriaes, lâmpadas, custodias, frontaes, salvas, reliquários; e tudo o que demandava luxo e gosto.

Informação bibliográfica