Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Capa
"Indice dos artigos contidos nos 50 tomos, " vol. 76 (t. 51) 1888, p. [379]-404.
 

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 7 - Estado dos Negócios do Império, o tenha assim entendido e faça executar com os despachos necessários — Palácio do Rio de Janeiro, 18 de julho de 1841, 20.° da Independência e do Império. — Com a rubrica de SM o Imperador, Cândido José de Araújo Vianna".
Página 6 - Commissão especial, que tenha de occupar-se com a desta Camará de um objecto de máxima importância. Paço da Camará dos Deputados, 21 de julho de 1840— Ramiro Gonçalves Martins, — Nunes Machado».
Página 3 - Assim, posto aqui por meus constituintes, para velar na guarda da Constituição e das leis, tomo sobre mim esta responsabilidade de emitir um voto, não no rigor dos meus princípios, mas porque as circunstâncias da nação o exigem. A vista desta declaração franca e leal, os meus constituintes decidirão se agi bem ou mal; eles, ou me darão o bill de indenidade, ou, lançando-me fora dos bancos desta casa, manifestarão que...
Página 175 - Bertioga se meteu nela com os seus e se ficou em S. Vicente. Ali começou logo a vomitar a peçonha de suas heresias, ao qual resistiu o padre Luiz da Grã eo fez mandar preso á Baía e daí foi mandado pelo bispo D. Pedro Leitão a Portugal e de Portugal á índia e nunca mais apareceu (391).
Página 7 - I.. que nela se agita, pela sua gravidade e pela alta posição e importância da augusta pessoa a que é relativa, somente pode e deve ser tratada com madura reflexão e tranquilidade: há por bem, usando da atribuição, que lhe confere o art. 101, § 5<?
Página 15 - Juro manter a Religião Católica Apostólica Romana, a integridade e indivisibilidade do Império; observar e fazer observar a Constituição Política da Nação Brasileira, e mais Leis do Império, e prover ao bem geral do Brasil quanto em mim couber.
Página 138 - Bahia, foi trazido (não se diz a causa por que) a este Rio de Janeiro, porventura para que fosse castigado no lugar onde começara a semear suas heresias, ou porque ali teria...
Página 13 - Secretário de Estado dos Negócios do Império, assim o tenha entendido e faça executar. Palácio do Rio de Janeiro em 15 de junho de 1889, 68.° da Independência e do Império. Com a rubrica de Sua Magestade o Imperador.

Informação bibliográfica