Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Volumes 20-21

Capa
Instituto histórico e Geográfico de São Paulo, 1915
Vol. 22: Consagrado á passagem do 1.̊ centenario da independencia do Brasil em São Paulo; v. 29: Conferencias commemorativas do IV centenario da fundaçao de São Vicente.
 

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 84 - ... outra cousa, ainda que seja mais piedosa, porque minha tenção e vontade é que a dita Capitania e Governança, e cousas ao dito Capitão e Governador nesta doação dadas, andem sempre juntas, e se não partam nem alienem em tempo algum...
Página 166 - E este alvará se cumprirá inteiramente, "como nelle se contem; e valerá, posto que seu effeito "haja de durar mais de um anno, sem embargo da ordenação do livro 2, tit.
Página 172 - Paulo levou a effeito reveste-se dos attributos de uma solennidade desagravante e reparadora. O tempo se encarregará de remover do nimbo que envolve a memória do historiador honesto, que Frei Gaspar da Madre de Deus foi, os vestígios do embaciamento produzido pelas invectivas de seus detractores.
Página 84 - Os donatários poderiam fundar vilas, com termo, jurisdição, insígnias, ao longo das costas e rios navegáveis; seriam senhores das ilhas adjacentes até distância de dez léguas da costa; os ouvidores, os tabeliães do público e judicial seriam nomeados pelos respectivos donatários, que poderiam livremente dar terras de sesmarias, exceto à própria mulher ou ao filho herdeiro. Para os donatários poderem sustentar...
Página 231 - Este será Martinho, que de Marte O nome tem co'as obras derivado; Tanto em armas illustre em toda parte, Quanto em conselho sabio e bem cuidado.
Página 84 - ... pela vontade régia de esperar a volta de Martim Afonso, ou pela dificuldade de redigir as complicadas cartas de doações e os forais que as acompanham, ou, finalmente, pela falta de pretendentes à posse de terras incultas, impróprias para o comércio desde o começo. Admira, até, como houve doze homens capazes de empresa tão aleatória . A nenhum dos membros da alta fidalguia tentou a perspectiva de semear povos.
Página 53 - A quamtos esta minha carta virem faço saber que por parte de Guaspar Aluarez filho de Diogun Aluarez Caramoru. qae diz ser caualeiro de minha casa me foy apresemtado huu alluara de Thome de Sousa, do me...
Página 460 - Dom João por Graça de Deus Rei de Portugal e dos Algarves daquém, e dalém mar em África Senhor de Guiné e da Conquista navegação Commercio de Ethiopia Arábia Pérsia, e da índia etc.
Página 413 - Pérsia e da índia etc. Faço saber aos que esta minha Carta Patente virem que por o...
Página 611 - Sousa, a qual carta lhe fora levada pelos moradores de Iguape, quando roubaram os que estavam n'este porto e mar, e levaram o livro do tombo, pelo que constava da fé do tabelião que lhe tinha registrado em seu livro do tombo, que agora de novo se fez, e por isso pedia-lhe confirmasse a dita terra, etc. Dada n'esta villa de S. Vicente, aos 27 dias do mez de Setembro de 1537.

Informação bibliográfica