Nova Safo: Segunda edição, com Introdução por Anna M. Klobucka

Capa
INDEX ebooks, 02/12/2020 - 258 páginas

Maria Peregrina, uma minhota, herdeira rica, parte para estudar em Londres, onde descobre o que é amar e ser amada. Às limitações que lhe são impostas pela sociedade e pela moral, contrapõe a protagonista a sua filosofia de independência e determinação que “ressalta, clara, dos meus versos – moldura própria de uma ciência nova que elegeu princípios grandes, como sejam, – a bondade, a sensualidade, o autodeterminismo (a fatalidade do temperamento) e a liberdade da alma.”

Sobre Nova Safo, Anna M. Klobucka escreve que é “a primeira e, de longe, a mais ambiciosa obra literária de Vila-Moura (...) uma obra literária quase esquecida, considerada como o único romance decadente da literatura portuguesa (…) que merece ser resgatado do esquecimento por uma grande variedade de razões, não sendo uma das menores a figura inédita (e única, mesmo no século seguinte da literatura lusófona) da sua protagonista, uma lésbica intelectualmente e sexualmente assertiva e uma poetisa genial.” 

 

Páginas seleccionadas

Índice

Secção 1_
Secção 2_
Secção 3_
Secção 4_
ii
Secção 5_
iii
Secção 6_
iv
Secção 7_
iv
Secção 8_
v
Secção 13_
viii
Secção 14_
ix
Secção 15_
x
Secção 16_
xi
Secção 17_
xii
Secção 18_
xiii
Secção 19_
xiv
Secção 20_
xv

Secção 9_
vi
Secção 10_
vii
Secção 11_
viii
Secção 12_
viii
Secção 21_
xvi
Secção 22_
xxxi
Direitos de autor

Outras edições - Ver tudo

Acerca do autor (2020)

Bento de Oliveira Cardoso e Castro Guedes de Carvalho Lobo (Baião, Grilo, 8 de Novembro de 1877 — Porto, 3 de Setembro de 1935), primeiro e único Visconde de Vila-Moura, formado em Direito, foi um político, intelectual e escritor decadentista, que, entre outras funções foi deputado às Cortes da Monarquia Constitucional Portuguesa. Correspondente de Fernando Pessoa, foi cronista da revista A Águia e autor de uma vasta e fecunda obra como escritor, novelista, contista, cronista e crítico literário. De entre as suas obras destaca-se Nova Safo (1912), pela coragem na abordagem dos temas do lesbianismo, necrofilia e homossexualidade masculina, que provocou grande escândalo à época.

Anna M. Klobucka é professora de Estudos Portugueses e Estudos de Género da Universidade de Massachusetts Dartmouth (EUA). O seu livro mais recente é O Mundo Gay de António Botto (2018).

Informação bibliográfica