Historia do general Osorio, Volume 2

Capa
Typ. de G. Leuzinger & filhos, 1915
 

Passagens conhecidas

Página 421 - Barões, e que de Direito lhe pertencerem. E por firmeza de tudo o que dito lie, lhe Mandei dar esta Carta, por Mim assignada, passada pela Chancellaria, e sellada com o Sello pendente das Armas Imperiaes.
Página 121 - Os chefes, officiaes e empregados de distincção sahirão da praça com suas armas e bagagens, podendo escolher o ponto onde queiram dirigir-se ; devendo o Exercito Alliado mantel-os e vestil-os emquanto durar a presente guerra, se escolherem algum logar que não seja o Paraguay, e devendo ser por sua conta se preferirem o mesmo...
Página 359 - Ajuda, aos 5 dias do mez de julho do anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de 1888.
Página 57 - Paraguai pela guerra em que se obriga a entrar para defender sua segurança ameaçada por aquele governo. Art. 15. Em uma convenção especial se marcará o modo e forma de liquidar e pagar a dívida procedente das causas mencionadas . Art.
Página 359 - Cunha, que na qualidade de ajudante-general é encarregado interinamente do comando das armas desta corte e capitania, assim o cumpra: eo soldo referido se assentará nos livros a que pertencer, para lhe ser pago em seus devidos tempos. «Em firmeza do que lhe mandei passar carta por mim assinada e selada com o selo grande das minhas armas.
Página 57 - Do lado da margem esquerda do Paraguai, pelo rio Apa, desde a foz até as suas nascentes. No interior, pelos cumes da serra de...
Página 174 - Não tenho necessidade de recordar-vos que o inimigo vencido eo paraguayo desarmado, ou pacifico, devem ser sagrados para um exercito composto de homens de honra e de coração. Ainda uma vez mostremos que as legiões brasileiras no Prata só combatem o despotismo e fraternizam com os povos «Avante soldados ! «Viva o Brasil ! Viva o Imperador ! Vivam os exercitos alliados ! — Jlf.
Página 29 - Osório, cuja aptidão e antecedentes são por demais conhecidos dos companheiros de armas. Ao separar-me de tantos e tão distinctos camaradas, cumpro um grato dever, agradecendolhes a lealdade, dedicação e patriotismo, de que deram exuberantes provas, durante o tempo que serviram sob o meu commando. Resignação nos soffrimentos, bravura nos combates, sublime magnanimidade com os vencidos, escrupuloso respeito ás propriedades, ordem e subordinação, nada faltou ao valente exercito do Sul ....
Página 185 - Excelencia, o Senhor General Comandante em Chefe, se achava em luta com o inimigo no desfiladeiro do Banhado, avançando intrepidamente em apoio do mesmo piquete e obrigando o inimigo a bater em retirada, no que prestou relevantíssimos serviços na proteção ao desembarque da força do Exército".
Página 359 - Pérsia e da índia etc. Faço saber aos que esta minha Carta Patente virem que tendo consideração...

Informação bibliográfica