Resumo da historia do Brasil

Capa
Typ. Imparcial, 1848 - 398 páginas
 

Páginas seleccionadas

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 54 - E indo a dizer o mais, cai num desmaio. Perde o lume dos olhos, pasma e treme, Pálida a cor, o aspecto moribundo; Com mão já sem vigor, soltando o leme, Entre as salsas escumas desce ao fundo. Mas na onda do mar, que, irado, freme, Tornando a aparecer desde o profundo, — Ah! Diogo cruel!
Página 289 - Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico...
Página 284 - Pedro, o Brasil brevemente se separará de Portugal; se assim for, põe a Coroa sobre tua cabeça, antes que algum aventureiro lance mão dela.
Página 54 - É fama então que a multidão formosa Das damas que Diogo pretendiam, Vendo avançar-se a nau na via undosa, E que a esperança de o alcançar perdiam. Entre as ondas com...
Página 347 - Christovão, tambem foi reunir-se no Campo, onde chegou pelas onze horas da noite; quando D. Pedro soube d'esta deserção, disse com muito sangue frio : Fez bem, que se vá reunir aos seus camaradas no Campo; não desejo que alguem se sacrifique por mim.
Página 181 - Um forte troço da reserva abala ; E, suspendendo a misera derrota, Lança o belga por terra de uma bala. Logo o almirante da soberba frota, Vendo invadido Brinc cahir sem falia, Occupa o mando, que já vago estima, E o batavo á peleja altivo anima.
Página 15 - Observa o bom Cabral todo o prospecto Da immensa costa: e pelo clima puro, Pelo abordo tranquillo e mar quieto, Chama o seio, em que entrou Porto Seguro: E olhando com saudade o doce objecto, Do seu destino se lamenta escuro, Que pela empreza, a que mandado...
Página 317 - Decreto de 11 de Junho de 1824, pelo qual se annunciava que uma esquadra portugueza se preparava no Tejo contra o Brasil, foi o signal de uma completa revolução: Manoel de Carvalho proclamou em 2 de Julho (*) denunciando a D. Pedro como traidor, e dizendo que as suas intenções eram abandonar o Brasil aos (*) Vid. Documento?, leira P. Portuguezes. Convidou tambem as Provincias do Norte a negarem obediencia ao. Governo Imperial , ea ligarem-se por um pacto, que se chamaria Confederação do Equador.
Página 336 - Julho de \ 828 appareceo o ViceAlmirante francez Roussin com uma náo e duas fragatas, exigindo expressamente a immediata restituição de todas as embarcações francezas, tomadas no Rio da prata, e uma indemnisação por perdas e damnos ; o que causou grande agitação em toda a Cidade do Rio de Janeiro.
Página 54 - Choraram da Bahia as ninfas belas, Que, nadando, a Moema acompanhavam; E vendo que sem dor navegam delas, À branca praia com furor tornavam: Nem pode o claro herói sem pena ve-las, Com tantas provas que de amor lhe davam; Nem mais lhe lembra o nome de Moema, Sem que ou amante a chore, ou grato gema.

Informação bibliográfica