O Uruguay

Capa
Livraria classica de Alves & comp., 1895 - 78 páginas
 

Páginas seleccionadas

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 43 - Parte do antigo bosque, escuro, e negro, Onde ao pé de uma lapa cavernosa Cobre uma rouca fonte, que murmura, Curva latada de jasmins, e rosas.
Página 45 - E rompe em profundíssimos suspiros, Lendo na testa da fronteira gruta, De sua mão já tremula gravado, O alheio crime ea voluntária morte, E por todas as partes repetido O suspirado nome de Cacambo.
Página 45 - E por todas as partes repetido O suspirado nome de Cacambo. Inda conserva o pálido semblante Um não sei que de magoado e triste, Que os corações mais duros enternece. Tanto era bela no seu rosto a morte!
Página 26 - Acorda o índio valeroso, e salta Longe da curva rede e sem demora, O arco e as settas arrebata, e fere O chão com o pé : quer sobre o largo rio Ir peito a peito a contrastar co'a morte. Tem diante dos olhos a figura Do caro amigo, e inda lhe escuta as vozes. Pendura a um verde tronco as varias pennas, E o arco e as settas...
Página 44 - Deixou cravados no visinho tronco. Açouta o campo co'a ligeira cauda O irado monstro, e em tortuosos giros Se enrosca no cypreste, e verte envolto Em negro sangue o livido veneno.
Página 26 - Quanto diverso do Cepé valente, Que no meio dos nossos espalhava, De pó, de sangue e de suor coberto, O espanto, a morte ! E diz-lhe em tristes vozes : — Foge, foge, Caçam bo !... E tu descanças, Tendo t5o perto os inimigos?
Página xiv - Scenas naturaes mui bem pintadas, de grande e bella execução descriptiva ; phrase pura e sem affectação, versos naturaes sem ser prosaicos, e quando cumpre sublimes sem ser guindados ; não são qualidades communs. Os Brazileiros principalmente lhe devem a melhor coroa de sua poesia, que nelle é verdadeiramente nacional, e legitima americana.
Página 25 - Talvez fosse illusão, se lhe apresenta A triste imagem de Cepé despido. Pintado o rosto do temor da morte. Banhado em negro sangue, que corria Do peito aberto, e nos pisados braços Inda os signaes da misera cabida.
Página 42 - Não faltava, Para se dar principio á estranha festa, Mais que Lindoya. Ha muito lhe preparam Todas de brancas pennas revestidas Festões de flores as gentis donzellas. Cansados de esperar, ao seu retiro Vão muitos impacientes a buscal-a. Estes de crespa Tanajura aprendem Que entrára no jardim triste e chorosa, Sem consentir que alguem a acompanhasse.
Página 43 - E nem se atrevem a chamá-la, e temem Que desperte assustada e irrite o monstro, E fuja e apresse, no fugir, a morte.

Informação bibliográfica