Revista trimensal do Instituto Historico e Geographico Brazileiro, Volume 60;Volumes 95-96

Capa
Laemmert & C., 1897
 

Opinião das pessoas - Escrever uma crítica

Não foram encontradas quaisquer críticas nos locais habituais.

Páginas seleccionadas

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 7 - Torres, em viagem de instrucção da turma de guardasmarinha de 1896 — Janeiro 1897, em consequencia de não se poder erigir o marco-padrão que trouxe este navio para ser collocado na referida ilha, devido isso a não possuir o navio uma jangada apropriada para o desembarque das peças do mesmo marco-padrão, em numero de doze; porquanto a enseada do lado de oeste, adequada para semelhante fim, arrebenta continuadamente e é toda margeada de arrecifes, impossibilitando a approximação de qualquer...
Página 179 - Eu tenho em meu favor a razão, a lei ea força armada, tanto terrestre, como marítima, para poder entrar no Recife com a espada na mão. a fim de castigar muito à minha vontade a todo e qualquer patriota ou infiel vassalo, que são sinónimos, por terem atropelado o sagrado das leis de el-rei nosso senhor...
Página 138 - Senhor: e outrossim não duvida que o inesperado e facinoroso rompimento de uma revolta pudesse momentaneamente reprimir o efeito daqueles mesmos sentimentos. Penaliza portanto o piedoso coração de S. Majestade o ser obrigado a vexar os seus vassalos procurando os meios de sujeitar os rebeldes, o que não...
Página 394 - ... missionários de Goa, estranhando-lhe vivamente a sua indiscrição, mostrando-lhe que esta matéria era sumamente delicada, melindrosa, e que ao príncipe unicamente tocava providenciar sobre ela, se algum dia assim o julgasse conveniente, e que finalmente era grande inconsideração e temeridade à vista de um prelado tão sábio e douto, e de todo o clero desta cidade suscitar semelhante questão.
Página 105 - A 9 tudo estava no mesmo espírito de concórdia e pacificação geral sem o povo se ressentir de outra novidade. que das bondades do governo, todo aplicado a promover a segurança interior e exterior, por medidas acertadas buscando esclarecer a sua marcha com dividir as matérias de maior importância por...
Página 301 - Constituição o elemento federativo, que nella haviam admittido seus illustres redactores; mas nunca foi de minha intenção que o governo geral ficasse destituido da influencia e forca necessarias para manter a União.
Página 115 - Enpregando-o naquela comissão, duplicada utilidade resultava: afastava-se de Pernambuco um cidadão inquieto, e ambicioso, e se lhe colocava em uma carreira, onde, se a fortuna o favorecesse, a sua ambição satisfazia-se sem prejuízo, a revolução ganhava, ea nova ordem de coisas consolidava-se; no caso de adversidade lucravase sempre perdendo-se um objeto de desconfiança".1 Sabe-se o desfecho melancólico da sua missão.
Página 155 - ... de igualdade: mas está igualmente convencido que a base de toda a sociedade regular é a inviolabilidade de qualquer espécie de propriedade. Impelido destas duas forças opostas, deseja uma emancipação, que não permita mais lavrar entre eles o cancro da escravidão: mas deseja-a lenta, regular e legal.
Página 149 - Como não reconheceis que o maior perigo de vosso filho consiste unicamente em depor as armas que a pátria lhe confiou, e que ora reclama imperiosamente que as maneje em seu socorro!
Página 155 - Patriotas, vossas propriedades ainda as mais opugnantes ao ideal da justiça serão sagradas; o Governo porá meios de diminuir o mal, não o fará cessar pela força. Crede na palavra do Governo, ela é inviolável, ela é santa".

Informação bibliográfica