Imagens das páginas
PDF
ePub

tros na capitaina. E pera mais enganarem os nossos que não atĕtassem por quantos erão, dauanlhe tudo muyto barato: & em quanto hus vědião, os principaes que digo se sobião aos chapiteos das naos pera os tomarem porque dali tomarião mais asinha a nao. E andauão tão dessolutos que atentou nisso Garcia de sousa, & vio tantos na taforea que lhe pareceo mal, & mais vědo hữ sobido no chapiteo: & recolheose a sua tolda com obra de doze dos nossos desses principaes que trazia, pera se aproueitar de hu cauide de chuças & laças que hi estaua, se os îmigos bolissem consigo: & dali lhes começou de bradar que sayssem da taforea, & mandou logo dizer ao capitão môr por Fernã de magalhães, que se via ele a soma das manchuas & balões que estaua ao derrador da nossa frota, & a muyta gente que trazião. Elogo fez por força sayr os immigos da taforea, que sayrão por serem poucos, & por não verem ainda a sua. E fernã de magalhães que foy ao capitão môr, achouho jugando ho enxadrez muy descuydado do que se lhe ordenaua: & sem nenhu sentimento de oyto jaos questauão dentro na nao, & hû deles era ho filho de Timutaraja, q hia pera matar ho capitão mòr que ouuindo ho recado de Garcia de sousa, disse ao contra mestre ainda muyto de vagar que mandasse â gauea a ver se vinhão os nossos bateys que erão em terra: mas com tudo não deyxou ho jogo. E ho contramestre subio logo à gauea, & delà vio que ho filho de Timutaraja estaua sobre ho capitão môr com hu cris meo arrancado, como que ho queria ferir, & hu dos outros immigos lhe acenaua que ho não fizesse, como que ainda não era tempo: porem eles vião ja ho sinal do fumo em terra, onde neste instante os imigos derão nos nossos que andauão pela cidade tão seguros como que fora de Portugueses, & matarão muytos deles: o que se pode bem fazer por quam descuidados estauão. E tambe por não valerem forças nem esforço de tam poucos pera tantos, & por isso os que poderão fugirão pera a feytoria, onde se recolherão

ᏃᏃ 2

vinte com Ruy daraujo, & se começara de defender da multidão dos immigos que estaua sobreles, combatendoos fortemente. E porque ho filho de Timutaraja adiuinhaua isto polo sinal do fumo que via se apressaua a ferir ho capitão môr posto que tinha côsigo ta poucos, & acenandolhe ho companheiro que não era têpo meteo ho cris na baynha: mas como eles sam muy determinados & via crecer a fumaça em terra, tornou a tirar o cris: & ho arracãdo bradou o cotramestre da gauea dizedo o q vira. A isto se leuatou ho capitã mòr posto em grade alteraçã. E em ho jao ho vendo aleuantar daquela maneira, pareceolhe o que era, & lançouse logo aos balões que estauão a bordo, & ho mesmo fizerão os outros. E todauia algus forão mortos pelos nossos, que vendo assi escapar os imigos lhe começarão de tirar co a artelharia pera ver se se podião vingar.

CAPITOLO CXV.

De como Ruy daraujo, & os outros questauão cercados na feytoria se entregarão ao Bendara: & de como ho capitão mòr se partio pera a India.

E nisto bradou ho contramestre da gauea que vinha hu batel nosso fugindo de terra, & que ho seguião muytas manchuas pelejando coele, & parecia que ho apertauão muyto. E assi era como ele dezia, & naquele batel vinha Fracisco serrão que quando os imigos derão na feitoria se saluou co ho piloto môr, & se foy recolhendo pera os bateis, defendendose dos imigos que os seguião: & os nossos não leuaua mais armas que as espadas & capas com que se emparauão: & ho piloto môr hia tam ferido que não pode ter com Francisco serrão, & ficou a tras, & matarano: & neste embaraço q eles teuerão teue Francisco serrão tempo pera chegar aos bateys, & meteose logo no da nao de Ioam nunez, onde estauão tres gormetes: & cortando ho cabo do batel que estaua

em terra alargouse dela: & os imigos que a este tempo estauão no mar acodirão logo, & tomara dous bateys nossos, & matarão os gormetes que estauão neles, & outros muytos em manchuas & balões seguirão a Francisco serrão, defendendose ele co a espada somente, & os gormetes com os remos que não tinhão outras armas. E indo nesta agonia chegarão a outro nosso batel em que não estaua mais de hû gormete, que em vědo estoutro batel perto se lançou dentro, & atoandoo por popa ajudou aos outros gormetes. E com quanto se Francisco serrão defèdia valentemente com ajuda dos gormetes, os imigos erão tantos, & apertauão coele tam rijo que lhe entrarão ho batel duas vezes, & dambas forão deytados fora com muytos mortos & feridos. E por derradeiro perdeo ho batel que hia atoado ao seu, que tambem lho ouuerão de tomar se não socorrera ho da taforea, em que lhe forão acodir Fernão de magalhães, Nuno vaz de Castelo branco, Martim guedez, ho escriua da taforea, & hu escudeiro de Diogo de mendoça, cujos nomes não soube. E chegando a tiro de berço dos îmigos, despararão hù que leuauão na proa do batel, & dando por antreles matarão algus. E tambê começou logo de tirar a artelharia das naos, com cujo medo se os immigos recolherão recebedo muyto grade dano: & assi escapou Francisco serrão, que leuado ao capitão môr lhe contou o que fora feyto aos nossos questauão em terra. Pelo que fez logo conselho sobre o que faria: & muytos ouue que dissera que fossem queimar a frota dos imigos nos bateis co panelas de poluora, & que a artelharia os defenderia que os não abalrroassem, & mais a das naos que hirião em seu resgoardo: & q compria muyto a seruiço del rey de Portugal fazerse assi: porque se aquela treição ficasse sem vingaça perderião os nossos todo ho credito que tinhão. E deste parecer foy contrayro Ieronimo teixeira que era sota capitão dizendo q aquilo fora muyto bo fazerse se ho poderão fazer com dous bateis: mas que dous bateis ainda que

fossem muyto be artilhados era tão pouca cousa pera os muytos calaluzes, lancharas, machuas & balões que tinhão os immigos q não aproueitarião nada: porque ainda que tirassem por hu cabo virião eles pelo outro. Quato mais que dous bateis co dous tiros cotra aquela multidão de fustalha, que podião fazer que os não cercassem em acabado de desparar os berços ates que lhes atacassem as camaras, por isso que era escusado falar em queymar tantas velas com dous bateis. Mas que antes que se os immigos acabasse dembarcar se deuião de sayr do porto & andarião âs voltas a vista de Malaca pera verem se podião a ver por algum partido a Ruy daraujo, & os outros catiuos. E deste parecer foy ho capitão mòr: & assi se fez, & sahirão â toa. E vědo ho Bendara que ja não podia tomar os nossos como tinha cuidado, determinou de os auer por manha: & foyse â feytoria, onde se Ruy daraujo ainda defendia com seus companheiros: & como q não sabia nada do que se fazia fez apartar os immigos, & per meyo de Ninachatu hu mercador gentio rico, & de grande credito, se The entregarão Ruy daraujo & os outros com seu seguro & del rey. E como forão entregues mandou hu recado ao capitão mor de grãdes disculpas de não saber do passado, & mostra de lhe pesar de ser feyto: & q se não espantasse de se fazer. Porque como a cidade era grãde & auia nela muytos estranjeiros, a que pesaua muyto co a nossa feytoria, principalmête aos jaos & Guzarates, que eles forão os que fizerão aquela treição, & q ja os tinha presos pera os castigar, pedindolhe que ho passado não fosse causa de se quebrar a amizade questaua assentada, & que fosse acabar de carregar: & que no porto lhe mandaria entregar Ruy daraujo & os outros questaua viuos & sãos. E per conselho dos capitães lhe respondeo ho capitão môr, que tinha por certo não ser ele em consentimento da treição q lhe fora feyta: & porem que se quisesse que tornasse ao porto que lhe madasse primeyro Ruy daraujo & os outros, & então iria.

E leuada esta reposta ao Bedara tornou a repricar que fosse ho capitão môr ao porto, & que là lhe daria os seus & tudo ho mais que quisesse. E elle lhe respondeo que pois lhe não queria dar os nossos que ele andaria por ali âs voltas ate que lhe fosse socorro da India, onde ho mandaria logo pedir pera ir sobre Malaca com tanto poder que a tomasse, & entre tanto tomaria quantas velas fossem pera entrar no seu porto, & então saberia os seus o que ganharão na treição que fizerão: ao que ho Bendara não tornou reposta. E vědo ho capitão môr que lha não mandaua ouue conselho sobre o que faria: & foy acordado que por quanto em Malaca auia hua armada tão poderosa, que era doudice querer cometer pelejar coela: não deuião de tornar ao porto, mas irse pera à India antes que se acabasse a moução pequena, porque se começaua de gastar: & se não partissem naquela auião desperar tres ou quatro meses q auia ate a moução grande, & perdersehião por não terem onde esperar, & que melhor era perderense os que ficauão em terra que a frota toda, que não deixara de se perder se peleijara com a dos imigos, q estaua prestes pera lhe sayr se a nossa se mais deteuera.

CAPITOLO CXVI.

Do que aconteceo ao capitão mór ate a ilha da poluoreira & de como se partio pera Portugal do cabo de Comorim sem ir á India, & a causa porque.

Isto determinado fez se ho capitão môr á vela co os outros capitães & partiose. E indo ainda a vista das ilhas. q estão junto de Malaca a horas de sol posto vio hû junco peqno que vinha de contra a laoa. É como hia diante dos outros capitães, foy ho primeiro que chegou a ele quasi noyte, & indo pera o aferrar não poderão, & ele foy sua via: & querendo os outros capitães aferralo, bradoulhes que ho não fizessem, & por isso se teuerão.

« AnteriorContinuar »