Elucidario das palavras: termos e frases que em Portugal antigamente se usaram e que hoje regularmente se ignoram: obra indispensavel para entender sem erro os documentos mais raros e preciosos que entre nós se conservam, Volume 1

Capa
A. J. Fernandes Lopes, 1865
 

Passagens conhecidas

Página 140 - Calções largos e compridos, que se atavam por baixo dos joelhos: eram de seda, e se encorpavam com tufos, ou garambazes.
Página 71 - Dans un document de 1087 il est question de D. Sisnando alvacir e senhor de Coimbra , e de toda a terra de Santa Maria , et dans un autre de Dux in Colimbria Sesnandus alvazir.
Página 197 - Muitos monges forão tirados dos Mosteiros para encherem o lugar de Bispos: e como não depunhão o Habito Monachal, que era Preto, o Clero se compunha á imitação do seu Prelado. Deste tempo ficou na Sé de Coimbra a mal tramada Fabula do Bispo Negro. Este foi D. Bernardo, Francez de Nação, Monge de S. Bento, e Arcediago de Braga, feito por S. Giraldo, de quem escreveo elegantemente a vida. O Principe D.
Página 31 - ... cappas, una de ciclaton, et alia mudbage, et alia de uno demi, et una acitara de mudbage, et duos greciscos de super altare...
Página 330 - Porém, a temeridade desassisada dos menos não deve prejudicar a boa intenção dos mais, que compungidos de suas culpas, lavavam a fealdade das suas manchas com o sangue mesmo das suas veias.
Página 152 - Cortes d'Evora de 1481 já estes ornamentos da cabeça estavam alterados; pois nellas se determina : «.que as rameiras, e que só fazem por hum homem, não usem de mantilhas : que andem em corpo, e sem chapins, com véos açafroados, pêra que sejam distinguidas das mulheres honestas.
Página 73 - PARANHO3, sm Ant. Lugar, povo, quinta ou herdade que tinha os privilegios da honra, por nele se haver criado, aos peitos de alguma mulher casada, o filho legítimo de um rico-homem ou fidalgo honrado.
Página 157 - Povoações mais vi« sinhas se utilizarão delia para a construcção dos seus edifícios. Neste « sitio, que se faz observar de larga distancia, -por sua mais que or« dinaria elevação , e desabafados Horizontes , a natureza era o prin« cipal Castello , que a podia defender: o seu terreno, mui falto de « aguas nativas , só lhe permittiria o uso das cisternas. Ainda assim « não deixou de ser povoado este tracto de terra ; pois ainda hoje se
Página 139 - A casa real deu, em todo o tempo, os exemplos mais brilhantes da compaixão com os pobres; os vassalos se lisonjeavam de imitar os seus príncipes. O juiz e irmãos de muitas irmandades e confrarias se ajuntavam, em certo dia do ano, e, à custa do rendimento destas sociedades santas, davam aos pobres um abastado jantar de carnes e outras muitas cousas comestíveis, de que eles mesmos e outros seus amigos participavam.
Página 6 - ... dos mesmos termos com que o vulgo se exprimia. O Livro dos testamentos de Lorvão, o Livro Preto de Coimbra, o de D. Mumadona de Guimarães, os documentos de Pedroso, de Braga e outros muitos, que nos seus originaes se...

Informação bibliográfica