Segundo periodo do reinado de Dom Pedro I no Brazil

Capa
B.L. Garnier, 1875 - 484 páginas
 

Páginas seleccionadas

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 456 - Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que hei mui voluntariamente abdicado na pessoa do meu muito amado e prezado filho, o sr. D. Pedro de Alcântara. Boa Vista, 7 de abril de 1831. 10.° da Independência e do Império".
Página 354 - O meu ministro e secretario de estado dos negócios da fazenda vos fará ver detalhadamente a necessidade, e urgência de uma prompta medida legislativa, que destruindo de um golpe a causa principal da calamidade existente melhore as desgraçadas circumstancias do império...
Página 436 - Os brazileiros, tão cruelmente offendidos, os brazileiros, que se ameaça ainda com prisões parciaes e injustas, nutrem em seu peito a indignação mais bem fundada e mais profunda, não sendo possível calcular até onde chegarão os seus resultados, se acaso o governo não cohibir desde já semelhante? desordens, se não tomar medidas para que a affrontí; feita á nação seja quanto antes reparada.
Página 463 - Lembre-se sempre de seu pai. Ame a sua e minha pátria. Siga os conselhos que lhe derem aqueles que cuidarem da sua educação e conte que o mundo o há de admirar, e que eu me hei de encher de ufania por ter um filho digno da pátria. Eu me retiro para a Europa; assim é necessário para que o Brasil sossegue, e para que, permitindo Deus, possa para o futuro chegar àquele grau de prosperidade de que é capaz.
Página 408 - Londres, examinando-se as grandes dêspezas feitas pelo Marquez de Barbacena tanto com SM Fidelíssima, como com os emigrados portuguezes em Inglaterra, e especialmente com o casamento do Imperador...
Página 472 - Prevengo, pues, al señor comandante general de Santa Cruz, que si US. no desocupa en el acto la provincia de Chiquitos, marche contra US., y no se contente con libertar nuestras fronteras, sino que penetre al territorio que se nos declara enemigo, llevando la desolación, la muerte y el espanto para vengar nuestra patria, y corresponder a la insolente nota ya la atroz guerra con que US. lo ha amenazado. "Reservo entretanto el derecho para elevar los reclamos sobre este suceso al gobierno supremo...
Página 204 - Não me persuado que no recinto desta assemblea exista um só dos representantes nacionaes que não pense da mesma maneira que eu penso, seja qual for o meio porque pretenda alcançar o fim que eu desejo, que e ver o império firme eo povo contente.
Página 428 - É esta a segunda vez que tenho o prazer de me achar entre vós. É esta a segunda vez que o amor que eu consagro ao Brasil aqui me conduz. "Mineiros, não me dirigirei somente a vós: o interesse é geral, eu falo pois com todos os brasileiros.
Página 463 - ... sua educação, e conte que o mundo o ha de admirar, e que eu me hei de encher de ufania por ter um filho digno da pátria. « Eu me retiro para a Europa. Assim é necessário para que o Brazil...
Página 342 - A gloria nacional do Brasil não consiste em practicar desatinos e comprometter o próprio decoro. Consiste em medir cautelosamente seus meios e posição para se limitar a justos termos.

Informação bibliográfica