Ensaio biographico-critico sobre os melhores poetas portuguezes, Volumes 1-2

Capa
Imprensa Silviana, 1850
 

Passagens conhecidas

Página 330 - Horas breves de meu contentamento, Nunca me pareceo, quando vos tinha, Que vos visse mudadas tão asinha Em tão compridos annos de tormento. As altas torres, que fundei no vento, Levou, em fim, o vento que as sostinha: Do mal, que me ficou, a culpa he minha, Pois sobre cousas vãas fiz fundamento.
Página 270 - ... poulets autour de ma maison; Le renard sera bien habile S'il ne m'en laisse assez pour avoir un cochon. Le porc à...
Página 294 - Hua farca mui fermosa ; Chamo-a : A Caça dos segredos, De que ficareis mui ledos E minha dita ouciosa. Que o medrar, Se estivera em trabalhar, Ou valêra o merecer, Eu tivera que comer, E que dar e que deixar.
Página 270 - Vou-me á feira de Trancoso Logo, nome de Jesu, E farei dinheiro grosso. Do que este azeite render Comprarei ovos de pata, Que he a cousa mais barata Qu'eu de lá posso trazer.
Página 119 - Sem vos vêr, nem vos ouvir, Como as poderei dormir? Meu pensamento occupado Na causa do seu pensar, Acorda sempre o cuidado Pera nunca descuidar. As noites de repousar Dias são ao meu sentir, Noites do meu não dormir. Todo o bem que é já passado E passado em mal presente, O sentido desvelado, O coração descontente.
Página 243 - As Flores pelos campos apparecem. O mais alto do Louro abraça a Hera. Abranda o Mar, menor tributo espera Dos rios, que mais brandamente descem, Os dias mais formosos amanhecem, Não para mim, que sou quem dantes era. Espanta-me o porvir, temo o passado, A magoa choro d'um, d'outro a lembrança. Sem ter já que chorar, nem que perder. Mal se...
Página 271 - Qu'eu de lá posso trazer. E estes ovos chocarão; Cada ovo dará um pato, E cada pato um tostão, Que passará de um milhão E meio, a vender barato. Casarei rica e honrada...
Página 75 - E por quant' eu esto dixe, devia mort' a prender, per boa fé, por én porque dixe ca queria gran ben Joan' ou Sancha, que dix', ou Maria. Ca por aquesto que eu fui dizer mi-ouv' o gran ben que lhe quero a saber esta dona que ante non sabia. Ca non soubera que lhe ben queria esta dona, se non por meu mal-sen, (•) por que dixe que queria gran ben Joan...
Página 41 - Fa'o comvosco como em puridade, Incerto do que diga e do que faça. Quando mandei meu filho em tal idade A morrer pola- fé, se assi cumprisse, (Que esta era a verdadeira sua Verdade) : — Tu vás pelo caminho agro (lhe disse) Que tu mesmo tomaste á tua conta ! Sem perigos quem se acha que subisse? De tempo que assi foge, ^que te monta Vinte anos, trinta mais?
Página 131 - Com mui grande crueldade. E tal batalha passou, Que segundo se affirmou , Quarenta mil pereceram , Os Homens ali morreram, E o odio novo ficou.

Informação bibliográfica