Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Volumes 5-6

Capa
Instituto Historico e Geographico de São Paulo, 1901
 

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 309 - Corrientes aguas, puras, cristalinas; árboles que os estáis mirando en ellas, verde prado de fresca sombra lleno, aves que aquí sembráis vuestras querellas, hiedra que por los árboles caminas, torciendo el paso por su verde seno...
Página 301 - Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandre e de Trajano A fama das vitórias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Neptuno e Marte obedeceram. Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta.
Página 159 - Parahyba e toma posse do governo no dia 15 de Novembro do referido anno de 1710. Já se vê, que ao pernambucano Bernardo Vieira de Mello, cabe a gloria de ter sido o primeiro que no solo americano e em Pernambuco, tentou pôr em pratica a independência nacional e com ella o governo republicano, pagando com a vida na cadeia do Limoeiro os seus impulsos patrióticos.
Página 288 - Itapetininga, distantes della 10 leguas, vivem de criar os seus animaes e de tirar algum ouro das faisqueiras e vender mantimentos aos tropeiros, porem com tal tenuidade que não dá augmento.
Página 826 - Que el poeta, en su misión sobre la tierra que habita, es una planta maldita con frutos de bendición.
Página 305 - Diz o licenciado Bartholomeu Lourenço que elle .tem «descoberto um instrumento para andar pelo ar da mesma «sorte que pela térra e pelo mar, com muito mais brevidade, « fazendo-se muitas vezes duzentas e mais leguas de caminho «por dia, nos quaes instrumentos se...
Página 306 - E porque deste invento se podem seguir muitas desordens, commettendo-se com o seu uso muitos crimes, e facilitando-se muitos na confiança de se poderem passar a outro Reino, o que se evita estando reduzido o dito uso a...
Página 493 - As levas, que partiam do littoral, a fazerem descobrimentos, faltavam, no geral, o tupi; pelo tupi designavam os novos descobertos, os rios, as montanhas, os proprios povoados que fundavam e que eram outras tantas colonias, espalhadas nos sertões, fallando tambem o tupi e encarregando-se naturalmente de diffundil-o.
Página 116 - Arrebatava-os o murmúrio das sereias do mar, cantando na vaga espumosa que se parte contra as rocas de Arrábida e de Cintra, dansando na areia loura ao sopro do vento».

Informação bibliográfica