Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Volume 61

Capa

No interior do livro

Páginas seleccionadas

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 220 - Mandamos, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nella se contém. O secretario de estado dos negócios da fazenda a faça imprimir, publicar e correr.
Página 263 - O 7 de abril foi uma verdadeira journée des dupes . Projetado por homens de idéias liberais muito avançadas, jurado sobre o sangue dos Canecas e dos Ratcliffs, o movimento tinha por fim o estabelecimento do governo do povo por si mesmo, na significação mais lata da palavra.
Página 172 - Se por descoco se atreverem a contrariar nossa santa causa, em breve verão o mar coalhado de corsários, ea miséria, a fome e tudo quanto lhes pudermos dar em troco de tantos benefícios, será praticado contra esses corifeus; mas que!
Página 473 - Viana, no meu Conselho, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império o tenha assim entendido, e faça executar com os despachos necessários. Palácio do Rio de Janeiro, em o primeiro de maio de mil oitocentos e quarenta e dois, vigésimo primeiro da Independência e do Império. Com a Rubrica de Sua Majestade O Imperador. Cândido José de Araújo Viana.
Página 270 - ... patriotismo com que devem ser educados todos os soberanos para serem dignos de reinar, ele venha um dia a fazer a fortuna do Brasil, de quem me retiro saudoso. Eu espero que me faça este obséquio, acreditando que a não mo fazer eu viverei sempre atormentado. Seu amigo constante, Pedro.
Página 171 - Quando escreveres, lembra-te que és um príncipe, e que os teus escritos são vistos por todo o mundo, e deves ter cautela, não só no que dizes, mas também no modo de te explicares. Toda a família real estamos bons. Resta-me abençoar-te, como pai, que muito te ama. — João. - Paço de Queluz, em 3 de agosto de 1822.
Página 100 - Tupinambás se prezam de grandes músicos, e, ao seu modo, cantam com sofrível tom, os quais tem boas vozes ; mas todos cantam por um tom, e os músicos fazem motes de improviso, e suas voltas, que acabam no consoante do mote; um só diz a cantiga, e os outros respondem com o fim do mote, os quais cantam e bailam juntamente em uma roda, em a qual um tange um tamboril, em que não dobra as pancadas...
Página 45 - Como é para bem de todos, e felicidade geral da Nação, estou prompto : diga ao povo, que fico.
Página 137 - JURO EM NOME DE EL-REI, MEU PAI E SENHOR, VENERAÇÃO E RESPEITO Á NOSSA SANTA RELIGIÃO, OBSERVAR, GUARDAR, E MANTER PERPETUAMENTE A CONSTITUIÇÃO, TAL QUAL SE FIZER EM PORTUGAL, PELAS CORTES.
Página 167 - Eu ainda me lembro e me lembrarei sempre do que Vossa Majestade me disse, antes de partir dois dias, no seu quarto: Pedro, se o Brasil se separar, antes seja para ti, que me hás de respeitar, do que para algum desses aventureiros.

Informação bibliográfica