Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Capa
"Indice dos artigos contidos nos 50 tomos, " vol. 76 (t. 51) 1888, p. [379]-404.
 

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 5 - Memórias". Texto de Frei Gaspar: "E quando não bastavão estes serviços era merecedor de grandes cargos, por ser neto de Amador Bueno, que sendo chamado pelo Povo para o aclamarem Rei, obrando como leal e verdadeiro Vassalo, com evidente perigo de sua vida, "clamou", dizendo que vivesse...
Página 144 - ... continha-se nos seguintes artigos, que foram altamente lidos pelo advogado José Duarte da Silva. Declaração : — A tropa, povo bahiano, guardas nacionaes e policiaes reunidos no forte de São Pedro, em vista das necessidades publicas, as bem conhecidas más intenções do governo central, que a todas as luzes procura enfraquecer as...
Página 319 - ... da língua portuguesa. O já citado Sr. Teófilo Braga verificou na história da literatura portuguesa fatos da influencia brasileira sobre o lirismo portugues no século XVIII. Ora, se um tal influxo foi possível quando a metrópole tinha uma incontestável superioridade material e moral sobre a 100 colonia, com maioria de razão poderá dar-se quando, como vai acontecendo, os papéis estiverem invertidos.
Página 320 - Soberbo Tejo, nem padrão ao menos Ficará de tua glória? Nem herdeiro De teu renome?... Sim: recebe-o, guarda-o, Generoso Amazonas, o legado De honra, de fama e brio: não se acabe A língua, o nome português na Terra.
Página 144 - ... da Bahia fica inteira e perfeitamente desligada do governo denominado central do Rio de Janeiro, e considerada Estado livre e independente pela maneira por que fór confeccionado o pacto fundamental, que organisar a assembléa constituinte, que deverá, desde já ser convocada, procedida a eleição de eleitores na capital, e ao mesmo tempo proceder-se por toda a provincia a eleição de eleitores, que elegerão nova assembléa para desenvolver as bazes apresentadas pela primeira. O numero dos...
Página 87 - VMI estiver prompto para renovar as relações diplomáticas. Creio ter fielmente interpretado os sentimentos de SM e do seu governo, e estou convencido de que VMI lerá a bondade de acceital-os com o mesmo espirito de conciliação que os dictou.
Página 81 - Paraguay e devendo ser por sua conta se preferirem o mesmo lugar. « 3.° Os Chefes e Officiaes orientaes que estão nesta guarnição ao serviço do Paraguay ficarão prisioneiros de guerra do Imperio, guardando-se-lhes todas as condições a que tenham direito. « Feito em Uruguayana em 18 de Setembro de 1865.— Antonio Estigarribia.— A S.
Página 126 - Correntinho) ao general Labatut debaixo da palavra, que este lhe dera, de envial-o para a corte, onde pretendia justificar-se. Porém depois de haver vagado de prisão em prisão, de presiganga em presiganga, desde Pernambuco até Maranhão, voltou ao Ceará, onde foi julgado...
Página 291 - Eira. sr. conselheiro Luiz Pedreira do Couto Ferraz, ministro e secretario de estado dos negocios do Imperio.
Página 92 - De posse do seu offlcio reservado de 5 do corrente, hoje recebido, e em vista de quanto V. Ex. no mesmo expende, autoriso-o a demittir do commando que está exercendo nesse exercito, o brigadeiro honorário David Canabarro, cujo comportamento me parece injustificável. Escuso recommendar a V. Ex. a maior prudência e discrição no uso desta autorisação, que deverá communicar ao Tenente-General Barão de Porto-Alegre, se elle já se achar empossado no commando do exercito.

Informação bibliográfica