Obras do grande Luis de Camões ..., Volume 5

Capa
Officina de P. Didot Senior, 1815
 

Passagens conhecidas

Página 214 - Também quem na serra mora Tanto estima a honestidade, Que antes toma ser Pastora, Que perder a honestidade, A troco de ser Senhora. Se mais quereis, esta fonte Vos descubra o mais de mim: O que ella vio, ella o conte; Porque eu vou-me para o monte, Porque ha já muito que vim.
Página 99 - a* pessoa discreta Terá, Senhora, assentado, Que hum bem muito desejado Se ha de alcançar por dieta, Para ser sempre estimado. E quem alcançado tem Tamanho contentamento, Por conservá-lo convém Que tome por mantimento A fome de tanto bem. E por isso hei de tomar Este tempo
Página 213 - Que andando dos meus perdido, Me venha perder a. mi. E porque inda mais passasse Do que tinha por passar, Buscando quem m'ensinasse, Porque via me tornasse, Acho quem me faz ficar. Que vingança permittio A fortuna n'hum perdido! Oh que tyranno partido, Que quem o cervo ferio, Vá como cervo ferido! Ambos feridos n'hum monte.
Página 78 - caso de alto mysterio. E á Esphera mais alta Mandarás que fixa esteja, Porque a noite maior seja; Porque sempre o tempo falta. Onde a alegria he sobeja. E terás tamanho tento, Que como isto se ordenar, Venhas aqui vigiar, Porque meu contentamento Ninguém mo possa estorvar.
Página 47 - mulher de seu Pai. Querer bem foi sua dor, Negar-lha será crueldade; Assi que, já foi bondade Usar eu de tal amor, E de tal humanidade. Ella deixou de reinar Como fazia primeiro Por se com elle casar, E por amor verdadeiro Tudo se pôde deixar.
Página 181 - Senhora, Logo lhe ameaça a vida, Logo se mostra nessa hora Muito segura de fora, E de dentro está sentida. Bofe, segundo vou vendo, Se esta postema vier, Como eu suspeito, a crescer, Muito ha que delia entendo O fim que pôde vir ter.
Página 117 - se ha de tratar quem ama: Nem zombaria se chama, Por exprimentar a honra, Pôr em tal perigo a fama. Bem tive eu para mim, Que era aquillo experiência. JÚPITER. Errei no que commetti; Bem me basta a penitencia, •De quanto me arrependi. E se fiz algum error,
Página 214 - minha inimiga, Gentil Pastora, esperai: Pois que tanto amor me obriga, Consenti-me que vos siga; Vá o corpo onde alma vai. E pois por vós me perdi, E neste estado amor me pôs Os olhos com que vos vi, Pois os deixaste sem mi, Oh
Página 138 - tenho eu Forças, que tudo destrua, Pois que tanto a salvo seu, Outrem acho que possua A melhor parte do meu? Eu irei hoje buscar Quem me ajude a vir queimar Toda esta casa sem pena, Donde veja arder Alcmena, Com quem a vejo enganar. SCENA IV.
Página 145 - Pastor, o macho que Filodemo se chamou á vontade de quem os baptizara, levado da natural inclinação, deixando o campo, se foi para a Cidade, aonde por musico, e discreto, valeo muito em casa de D. Lusidardo, irmão de seu Pai, a quem. muitos

Informação bibliográfica