Annaes da Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro

Capa
Tip. G. Leuzinger & Filhos, 1885
0 Críticas
As críticas não são validadas, mas a Google verifica a existência de conteúdo falso e remove-o quando é identificado
 

Opinião das pessoas - Escrever uma crítica

Não foram encontradas quaisquer críticas nos locais habituais.

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 284 - Nesta pequena casa Lusitana : De Africa tem maritimos assentos, He na Asia mais que todas soberana, Na quarta parte nova os campos ara, E, se mais mundo houvera, lá chegara.
Página 315 - Scenas naturaes mui bem pintadas, de grande e bella execução descriptiva; phrase pura e sem affectação, versos naturaes sem ser prosaicos, e quando cumpre sublimes sem ser guindados; não são qualidades communs. Os Brazileiros principalmente lhe devem a melhor coroa de sua poesia, que n'elle é verdadeiramente nacional, e legitima americana.
Página 896 - Prelado, em cujo palácio foi hospedar-se quando se retirou para o Rio-Grande do Sul o Senador AV da Soledade. Ali moravam então jovens esperançosos pelo seu talento, com os quaes se relacionou, entre outros: o P.
Página 525 - ... Tingio de sangue os mares, salpicando, &. » E os correspondentes no impresso : « Nos braços maternaes, nascido apenas Jazia Nicteroy, Saturnea prole, Quando Mimas seu Páe, Gigante enorme, Que ao Ceo com mão soberba arremessara A flamigera Lemnos, arrancada Dos mares no furor de guerra Ímpia, Tingio de sangue as aguas, salpicando, &. » O manuscripto contém 48 notas ; no impresso foram supprimidas 3 d'ellas. O autor nasceu no Rio de Janeiro a 10 de Julho de 1780 e morreu na mesma cidade...
Página 392 - Estado, ministro e secretario de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra o tenha assim entendido, e procurará dar ao emprego da Officina a maior extensão e lhe dará todas as Instrucçôes e Ordens necessárias, e participará a este respeito a todas as Estações o que mais convier ao meu real serviço.
Página 945 - Insígnias, que lhes não competem, tragâo a sobredita Medalha, sem que tenhão servido na dita Campanha, e se ache para isso previamente habilitados pelo General em Chefe do referido Exercito. O Conselho Supremo Militar o tenha assim entendido, e faça executar. Palácio do Rio de Janeiro em vinte de Janeiro de mil oitocentos e treze. (Com a rubrica do Príncipe Regente D. João.) » E' a esta medalha que se refere Lopes Fernandes, á pag.
Página 353 - Espafia en que se sefíalan los Viages que hizo el Capitan Hernan Cortes... Dispuesto por D. Iph. Ant." de Alzate y Rafiurez ano de 1763. » O exemplar tem de texto xvi - 400 pp. , e termina com o índice em 9 ff. inn. As xvi pp. contêem : « Viage de Hernan Cortes desde Ia Antigua Vera-Cruz à México para Ia inteligência de los Pueblos, que expresa en sus Cartas, y se ponen en el Mapa.
Página 316 - Theologica precederam todas as formalidades requeridas nesta espécie de processos, conforme a legislação do tempo : e havida a competente licença da Real Meza da Commissão geral sobre o exame e censura dos livros...
Página 390 - Fogaréos e Candieiros da muralha. Obra nova e ainda não escrita de author portuguez .... Dedicado ao illustrissimo e Excellentissimo Senhor Gomes Freire de Andrada... Governador e Capitão General do Rio de Janeiro e Minas Geraes, por José Fernandes Pinto Alpoym.
Página 391 - Tendo-me constado que os prelos que se acham nesta capital, eram os destinados para a Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra; e...

Informação bibliográfica