Imagens das páginas
PDF
ePub

COMPARAÇÃO

DA

HISTORIA DE D. JOÃO DE CASTRO POR JACINTO FREIRE DE ANDRADE, E DA VIDA DE D. PAULO DE LIMA

POR DIOGO DO COUTO

TOMO X

Historia vero testis temporum, lux veritatis, vita memoriae, magistra vitae, nuncia veritatis.

Cicer., De Orat.

Comparar a Historia de D. João de Castro, por Jacinto Freire de Andrade, e a Vida de D. Paulo de Lima, por Diogo do Couto, tanto pelo que respeita ás perfeições ou vicios da linguagem e do estilo, como pelo que respeita ás perfeições e vicios de ambos em qualidade de escriptores da historia.

Assumpto do programma da Academia Real das Sciencias

de 17 de Janeiro de 1792 para o anno de 1794

Para satisfazer ao programma acima transcripto compoz o auctor a seguinte obra, na qual se se não apresenta huma erudição immensa, ao menos conhecer-se-ha que quem a compoz não he estrangeiro neste genero de estudo. Se os raciocinios não parecerem agudos e sublimes, mostrar-se-hão porém conformes á razão, e annunciados em frase corrente, que não he pouco neste tempo, em que os gallicismos, archaismos e barbarismos se empenhão á porfia a desfigurar a mais bella talvez de todas as linguas modernas; e apezar dos defeitos desta obra, ver-se-hão nella comtudo cousas nunca tratadas entre nós, e escriptas alem disso com curiosidade não imitada, nem muito indigna da indulgencia desta respeitavel Academia, que benignamente se dignará desculpar os defeitos da obra, a qual se tiver a dita de ser coroada, o auctor se obriga tocal-a com a diligencia que não permitte agora a pressa do tempo, e lhe rende os seus respeitos.

COMPARAÇÃO

DA

HISTORIA DE D. JOÃO DE CASTRO POR JACINTO FREIRE DE ANDRADE, E DA VIDA DE D. PAULO DE LIMA

POR DIOGO DO COUTO

Hum dos ramos mais proveitosos e respeitaveis da litteratura he, sem contradicção alguma, a historia, que tendo por norte a verdade, a instrucção he o fim a que se dirige toda a somma dos acontecimentos fysicos e moraes que formão a sua extensão. Tudo quanto produz a natureza, fenomenos e revoluções celestes, acontecimentos bellicos e civis, progressos do entendimento humano, artes, sciencias, leis, costumes, estabelecimentos e ruinas de imperios e cidades, commercio, navegação, descobrimentos, tudo emfim entra no plano da sua narração. Ella instrue e deleita ao mesmo tempo; ella se ostenta á face do universo, eterno tribunal onde a razão e a justiça pesa, avalia e sentenceia finalmente as acções de todas as personagens, que com mais celebridade representárão no theatro do mundo; e coroando as acções de immortal louvor, combate, fere e fulmina as obras dignas de perpetua infamia; consagrando aquellas ao applauso dos vindouros, as propõe como modelos ás almas grandes, em quem o amor da gloria e da virtude tem soberano imperio; assim como imprimindo nestoutras os mais odiosos caracteres, as consigna á detestação de todos os seculos. Ao mesmo tempo que os espiritos nobres escutão as suas vozes como harmonia celeste que os accende, que os move a grandes obras, seus

« AnteriorContinuar »