A litteratura brazileira nos tempos coloniaes, do seculo XVI ao começo do XIX: esboço historico seguido de uma bibliographia e trechos dos poetas e prosadores d'aquelle periodo que fundaram no Brazil a cultura da lingua portugueza

Capa
E. Perié, 1885 - 442 páginas
 

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 195 - Parte do antigo bosque, escuro, e negro, Onde ao pé de uma lapa cavernosa Cobre uma rouca fonte, que murmura, Curva latada de jasmins, e rosas.
Página 195 - E nem se atrevem a chamá-la, e temem Que desperte assustada, e irrite o monstro, E fuja, e apresse no fugir a morte.
Página 379 - Na tempérie agradáveis e seguros; Tem o terceiro A, nas águas frias, Que refrescam o peito, e são sadias ; O quarto A, no açúcar deleitoso, Que é do Mundo o regalo mais mimoso. São pois os quatro AA por singulares Arvoredos, Açúcar, Águas, Ares.
Página 207 - Tão dura ingratidão menos sentira, E esse fado cruel doce me fora, Se a meu despeito triunfar não vira Essa indigna, essa infame, essa traidora...
Página 222 - E os cantos da poesia. Lerás em alta voz, a imagem bela; Eu, vendo que lhe dás o justo apreço, Gostoso tornarei a ler de novo O cansado processo.
Página 221 - Tu não verás, Marília, cem cativos tirarem o cascalho ea rica terra, ou dos cercos dos rios caudalosos, ou da minada serra.
Página 195 - Melancólica sombra. Mais de perto Descobrem que se enrola no seu corpo Verde serpente, e lhe passeia e cinge Pescoço e braços, e lhe lambe o seio.
Página 207 - E indo a dizer o mais, cai num desmaio. Perde o lume dos olhos, pasma e treme, Pálida a cor, o aspecto moribundo; Com mão já sem vigor, soltando o leme, Entre as salsas escumas desce ao fundo. Mas na onda do mar, que, irado, freme, Tornando a aparecer desde o profundo, — Ah! Diogo cruel!
Página 404 - Ao girasol mostrou não se inclinar, E ao jacinto deixou na sua dor. Mas tanto que chegou Cupido a ver Entre virentes pompas...
Página 373 - Que formam pés das bocas com festejos, Ostras, que alimentadas Estão nas pedras, onde são geradas ; Enfim tanto marisco, em que não falo, Que é vário perrexil para o regalo.

Informação bibliográfica