Imagens das páginas
PDF
ePub

HO LIVRO PRIMEIRO DOS DEZ

DA

HISTORIA DO DESCOBRIMENTO

E

CONQVISTA DA INDIA

PELOS PORTVGVESES. Agora emmědado & acrecentado. E nestes dez liuros se contě todas as milagrosas façanhas que os Portugueses fizerão em Ethiopia, Arabia, Persia, Enas Indias, dentro do Ganges & fora dele, & na China & nas Ilhas de Maluco, do tempo q dom Vasco da Gama conde da Vidigueira & almirante do Mar Indico descobrio as Indias, ate a morte de don loão de Castro que la foy gouernador & visorey. Em que se contem espaço de cinquoenta annos.

Com priuilegio Real.

JEF

[ocr errors]

DO

DESCOBRIMENTO

E

CONQVISTA DA INDIA

PELOS

POR T V G V ESES

POR

FERNÃO LOPEZ DE CASTANHEDA.

NOVA EDIÇÃO.

LIVRO I.

LISBO A. M.DCCC.XXXIII.

NA TYPOGRAPHI A ROLL AND I A NA.
wwwwwwwwwwwwwwwwriwanawwwwwwwwwwwwwwwwwSINN

POR ORDEM SUPERIOR.

ADVERTENCIA AO LEITOR.

?

A

importancia , e raridade da Historia de Castanheda estava ha muito pedindo huma reimpressão, que louvavelmente tentou o Professor Francisco José dos Santos Marrocos , chegando a publicar o 1.° Livro em 2 tomos de 8.°, Lisboa, na Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1797.; mas não passou dali.

Agora sahe a Obra completa , isto he, com os 8 Livros, que o Autor ,.e seus filhos ħzerão imprimir ; pois os dous restantes, que se prometlião no frontispicio do 1.', e no Prologo do 8.', não sahirão a luz, ou por falta de posses, ou pelo motivo que Couto, Dec. 4." Liv. 6.° Cap. 1.', citado por Barbosa, Bibliotheca , tomo 2.° pag. 31; e hoje não se sabe delles.

Em 1651, segundo o mesmo Barbosa, sahio o Liv. 1.° ( que nunca vimos ), do qual fez o Autor em 1554 huma nova Edição emendada , e acrecentada, como declara no frontispicio; e até para

certeza de

que a reforma era sua, assignou de sua letra no fim deste 1.° Livro, como se ve no exemplar da Real Bibliotheca da Ajuda, que Sua Magestade por Sua Real Benignidade foi Servido franquear para se fazer a presente Edição.

Toda a Obra he em fol., e são em caracter Gothico os Livros 1.°, 4., 5., 6.', e 7.° Na correcção não houve grande cuidado, como se adverte no fim do Livro 2.', e se deixa vér a cada passo. Destes erros emendárão-os que vão declarados na Taboa 1.' ; endireitou-se a numeração dos Capitulos ; e omittio-se no Livro 2.° e seguintes a repetição do Privilegio. Em tudo o mais vai esta Edição conforme á primeira , tirando alguns descuidos, que se advertem na Taboa 2."

Muilos outros erros se poderião ter emendado, e até

TOMO 1.

« AnteriorContinuar »