Revista do Instituto histórico e geográfico de São Paulo, Volume 16

Capa
Instituto histórico e Geográfico de São Paulo, 1914
Vol. 22: Consagrado á passagem do 1.̊ centenario da independencia do Brasil em São Paulo; v. 29: Conferencias commemorativas do IV centenario da fundaçao de São Vicente.

No interior do livro

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 386 - Julgando os crimes nunca os votos dava, Mais duro, ou pio do que a lei pedia; Mas devendo salvar ao justo ria, E devendo punir ao réu chorava.
Página 301 - Quem furta pouco é ladrão, Quem furta muito é barão, Quem mais furta e esconde Passa de barão a visconde.
Página 397 - Estudei direito público naquela Universidade e por fim saí um bárbaro: foi-me preciso até desaprender. Ensinaramme que o reino de Portugal e acessórios era patrimonial; umas vezes sustentavam que os portugueses foram dados em dote ao senhor D. Afonso I, como se dão escravos ou lotes de bestas; outras vezes diziam que Deus, nos campos de Ourique, lhe dera todos os poderes e à sua descendência...
Página 229 - ... asseguram-me que deixou muitos em S. Christovão que podiam comprometter bastantes pessoas. Quando Rio- Pardo, antigo Ministro da Guerra e seu ajudante de campo general, que se mantivera fiel até o ultimo momento, e teve de fugir porque sua vida corria perigo, chegou a bordo, D. Pedro soltou grandes gargalhadas e caçoou do fugitivo".
Página 270 - Inhangababú, que pela parte da poule corre deyxando em cima no pavimento da terra, o lugar para quem vem ao Mosteyro o possa entrar de maneira que parece está este fora da mesma Cidade (ARROYO, 1954: 74).
Página 229 - Espero que não irá para Portugal antes de minha filha estar estabelecida no throno ; prohibo-lho. » « Mas, meu senhor, que quer que eu faça? Não tenho fortuna, só tinha meu subsidio. » « Faça o que quizer, não é de minha conta ; porque não roubou como o Barbacena? Estaria bem agora.
Página 483 - Lida e approvada a acta da sessão anterior, passou-se ao expediente que constou da leitura de communicações diversas, offertas, ete.
Página 329 - ... de vista modernos (...) (...) Os factos históricos fornecidos pelos documentos não são bastantes para ocupar a composição, há claros a preencher. Daí a necessidade do esforço construtivo a que obedece o historiador, tomadas as cautelas para que se não entrelacem o raciocínio ea análise documental, as conclusões de um exame de documentos e os resultados da argumentação; para que uma conjectura não assuma o aspecto da certeza, nem se lance mão de conclusões defeituosas (...) (...)...
Página 75 - A fazenda ainda tem vinte mil pés de café num grande desabado muito íngreme". Desbarrancado: dição que, em S. Paulo, indica uma cova larga que intercepta o caminho; precipício, abismo. Em Minas Gerais os desbarrancados, comuns nos terrenos argilosos e xistosos, são provenientes da erosão produzida pelos intensos aguaceiros que aí reinam (Rui de Lima e Valdomiro...
Página 438 - Dos cocáres a pluma ea sêda dos vestidos. A quadrilha gentil dos Tavoras ardidos, Com os lacaios da Torre um prélio simulando, Terça galhardamente ; o apparatoso bando Deixa os olhos da turba em extase embebidos.

Informação bibliográfica