As saudades da terra: Historia das ilhas do Porto-Sancto, Madeira, Desertas e Selvagens

Capa
Typ. funchalense, 1873 - 920 páginas
 

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 736 - Rey de Portugal e dos Algarves daquem e dalem mar em Africa, Senhor de Guiné, e da Conquista, navegação e commercio da Ethiopia, Arabia, Persia e da india, etc.
Página 703 - E de Cândia mandou trazer bacellos de Malvasia para se plantarem. . . O vinho malvasia he o melhor que se acha no universo e se leva para a índia e para muitas partes do mundo.
Página 446 - E tambem fez o iffante dom Henrique tornar aa ilha de Porto Sancto Bertollameu Perestrello, aquelle que primeiramente fora com Joham Gllz e com Tristam, que a fosse povorar; pero com a multidom dos coelhos, que caasy som infiindos, nom se pode em ella fazer lavra...
Página 713 - E mandando-se o Original para a Torre do Tombo. Dada no Palacio de Nossa Senhora da Ajuda aos tres de Setembro de mil setecentos cincoenta e nove.
Página 301 - Descobrimento da Ilha da Madeira o mais verdadeiro que até agora se achou».
Página 653 - Esta filla de São Vicente foi a primeira, em que se fez assucar na costa do Brasil, e donde as outras capitanias se proveram de canna para a planta, e de vaccas tambem para criação".
Página 332 - Mas [ . . . ] o tempo cessou, & posto que os ventos ihes fizeram perder a viagem que levavam segundo o regimento do infante, nao os desviou de sua boa fortuna: descobrindo a ilha a que agora chamamos Porto Sancto. [ . . . ] Con a cual nova sem ir mais avante se tornaram ao reyno, de que o infante recebeo o mayor prazer [ . . . ] E acrecentou a mais a este seu prazer, dizere aquelles dous cabaleiros a um dos quaes chamava Joam...
Página 63 - ... ainda hoje ha muitos da banda do norte da mesma ilha ; e n'este tempo, pela muita madeira que dahi levavam para o Reyno, se começara com ella a fazer navios de gávea e castello d'avante, porque dantes não os havia no Reyno, nem tinham para onde navegar, nem havia mais navios que caravellas do Algarve e barineis em Lisboa e Porto».
Página 120 - ... sombra de morte, sem esperança de tornar a viver o que assi vé amortecido. Mas tornando a voltar o Sol no zodiaco sobre a mesma zona ou cima da térra, comeeandolhe a comunicar seu calor com seus douraMADEIRA.

Informação bibliográfica