Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Volume 98;Volume 152

Capa
"Indice dos artigos contidos nos 50 tomos, " vol. 76 (t. 51) 1888, p. [379]-404.
 

Páginas seleccionadas

Índice

Pags
23
911
940
958
961

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 475 - ... cuja comodidade e saúde serão zeladas com o maior desvelo na travessia, continuando-se a contar-vos a dotação que a lei vos assegura, até que sobre esse ponto se pronuncie a próxima Assembleia Constituinte.
Página 336 - É, pois, especial propósito do governo caminhar nesta questão, não somente como satisfação a sentimentos generosos e aspirações humanitárias, mas ainda como homenagem aos direitos respeitáveis da propriedade, que ela envolve, e aos maiores interesses do país, dependentes da fortuna agrícola, que, entre nós, infelizmente se acha até agora ligada pelas relações mais íntimas com essa instituição anómala.
Página 656 - O transporte vosso e dos vossos para um porto da Europa correrá por conta do Estado, proporcionando-vos para isso o Governo Provisório um navio com a guarnição militar precisa...
Página 551 - É concedida a D. Pedro de Alcântara, ex-Imperador do Brasil, uma pensão que, a contar de 15 de novembro de 1889, garanta-lhe, por todo o tempo de sua vida, subsistência decente. O Congresso ordinário, em sua primeira reunião, fixará o quantum desta pensão. Art. 8!
Página 916 - D. Pedro de Alcântara, João, Carlos, Leopoldo, Salvador, Bibiano, Francisco, Xavier, de Paula, Leocadio, Miguel, Gabriel, Raphael, Gonzaga : príncipe imperial, filho legitimo, e primeiro varão existente do senhor D.
Página 475 - Em face desta situação, pesa-nos dizer-vo-lo, — e não o fazemos senão em cumprimento do mais custoso dos deveres, — a presença da família imperial no país, ante a nova situação que lhe criou a...
Página 808 - Maio coroase a obra do abolicionismo, não só porque a libertação não era uma reforma, sim uma medida de ordem publica, mas também porque convinha attrahir para a coroa as sympathias da abolição. Ha visível erro nestas opiniões extremas. D. Pedro II foi abolicionista tanto quanto pôde ser um rei, compenetrado da sua missão de chefe de Estado, incompatível com a de chefe de partido, por mais sympathico que seja o seu programma. Mas, por mais fortes que fossem os sentimentos abolicionistas...
Página 721 - ... melhoramento do material de outros estabelecimentos de instrucção publica. O senhor e seus predecessores sabem como sempre tenho fallado no sentido de cuidarmos seriamente da educação publica ; e nada me agradaria tanto como ver a nova era de paz, firmada sobre o conceito da dignidade dos brazileiros, começar por um grande acto de iniciativa d'elles a bem da educação publica.
Página 656 - Obedecendo, pois, às exigências do voto nacional, com todo o respeito devido à dignidade das funções públicas que acabais de exercer, somos forçados a notificar-vos que o governo provisório espera de vosso patriotismo o sacrifício de deixardes o território brasileiro, com a vossa família, no mais breve termo possível.
Página 642 - Sr. e seus predecessores sabem como sempre tenho falado no sentido de cuidarmos seriamente da educação publica, e nada me agradaria tanto como ver a nova era de paz firmada sobre o conceito da dignidade dos Brasileiros, começar por um grande ato de iniciativa deles a bem da educação publica

Informação bibliográfica