Imagens das páginas
PDF
ePub

Alvará de 5 de Junho de 1565, nomeando Corregedor dos Açores, o Licenciado Gaspar Ferraz.

Dom Sebastião etc. Faço saber a vos Juizes, vereadores e procurador, ffidalgos, cavalleiros, escudeiros e povo da cidade d Amgra e de todas as outras vyllas e lugares da correiçam das Ilhas dos Açores que por confiar do Licenciado Gaspar Feraz do meu desembargo que nos cargos e cousas de justiça de que ho encarregar me servira bem e fielmente e administrará Justiça ás partes como ate quy tem feyto nas cousas de que o tenho encarregado o mando ora por corregedor da dita comarqua e correyçam das Ilhas dos Açores o qual offcio ele servirá segumdo forma de seu regimento e de minhas ordenações e alem diso usará do regimento e alçada que de mim leva, noteficovolo asy e mando a todos em geral e a cada um de vos em especial que o ajaes por corregedor da dita coreyção e lhe obedeçaes e cumpraes suas semtenças e mamdados em todo o que elle por meu serviço e bem de justiça vos mandar, saimdo com ele e sem cle de dia e de noyte a cavallo ou a pee a quaesquer oras e da maneira que vos ele mandar sob as penas que vos poser que dará a execução na queles que nelas encorrerem, segundo forma do regimento de sua alçada e alem diso lhe será dada outra qualquer pena que por direito merecer, segundo a calidade do caso for, com o qual oficio o dito Licenciado Gaspar Ferraz averá aquele mantimento que lhe per outra minha carta que tyrara de minha fazenda será declarado, o qual Licenciado Gaspar Feraz jurará aos Santos Avangelhos na minha canchellaria que bem e verdadeiramente syrva o dito oficio goardando inteiramente a my meu serviço, e as partes seu direito. Domingos dAguiar a fez em Lixboa a cinquo dias de Junho de jb Lxb (1565). João de Baros a fez escrever.

(Arch. nac. da T. do T., Liv. XIII. das doaç de D. Seb. f. 448.)

Alvará de mantimento do corregedor Gaspar Ferraz de 4 de julho de 1565.

Eu El Rey faço saber aos que este alvará virem que eu hey por bem e me praz que o Licenciado Gaspar Feraz do meu desenbargo que ora mando por corregedor ás Ilhas dos Açores tenha e aja em cada hum anno com o dito carrego em quanto o servir cento e nove mill e seis centos reis; a saber: cento de seu mantimento ordenado e

nove mill e seis sentos reis pera mantimento de dous homes que com ele amde servir nas cousas da justiça a rezão de quatro cemtos reis por mes a cada hum, o que tudo lhe será pago pelo feitor de miuha ffazenda da Ilha Terceira do dia que ho dito Licenciado Gaspar Feraz comesar a servir em diamte com certidão do chaceler da coreyção de como serve com os ditos dous homes e por tanto mando ao dito feytor que, hora he e pelo tempo for que dee e pague ao dito Licenciado Gaspar Feraz do dia que comesar a servir em diamte os ditos cento ix bj (1095600) reis em cada hum anno aos quarteis per imteiro e sem quebra alguma apresentandolhe certidão do dito chamceller da coreição de como serve com os ditos homes e lhe faça delles muito bom pagamento per este só alvará geral sem mais outra provisão e pelo trelado delle que será registado no L.o de sua despesa pelo escripvam de seu cargo e conhecimento do dito Licenciado Gaspar Feraz e a certidão do chanceler de que acyma faz menção mando que The sejam levados em comta e aos vedores de minha fazenda que lhe façam asemtar os ditos cento ix bj (1095600) rs. no Livro da fazemda da ordem de Noso Senhor Jhuu xpo (Christo) no titulo da dita Ilha Terceira. E este alvará ey por bem que valha e tenha força e vygor como se fose carta feyta em meu nome per my asynada e pasada per mynha chancelaria sem embargo da ordenação do segundo Livro t.o xx que diz que as cousas cujo efeyto ouver de durar mais de hum anno pasem por cartas e pasando per alvarás não valhão. Symão Boralho o fez em Lixboa aos quatro dias de Julho de jb e lxb (1565) E eu Duarte Diaz o fiz escrever. Concertada, Antonio d Aguiar Comcertada, Joam da Costa. Antonio Vieira.

(Arch. nac. da T. do T., Liv. XIII. das doaç. de D. Seb. f. 448 vo.)

[merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][ocr errors][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small]

90 (2 F.) Retrato do orphão Luiz de Camões. Atelier de J. A. (João Antonio) Laranjo.

Ha duas especies.

1.-Sem lettra.

a

2. Com a seguinte lettra impressa:-O orphão Luiz de Camões. Nasceu na cidade da Horta, ilha do Fayal (Açores) aos 3 dias do inez de junho de 1880, e foi baptisado com o nome do immortal Epico, aos 11 do mesmo mez e anno, na egreja Matriz de S. Salvador, da mesma cidade.

É o terceiro retrato do orphão. (Vid. adiante Esp. 95, 45 A).

N.° 29--Vol. V-1884.

1

III—Publicações periodicas:

8-O Fayalense.

N.o 26-26. anno-11 de fevereiro de 1883:-Noticia do bazar em beneficio do curso nocturno de instrucção primaria para adultos, promovido pela sociedade litteraria Luiz de Camões.

N.o 43-27 de maio de 1883:-Allusão ao poeta e citação da primeira estancia dos Lusiadas em uma carta de Antonio Ramos da Silveira Čoutinho (terceirense) a Jacob Bright. (Questão Quillinan).

N.° 47-24 de junho de 1883:-No noticiario. Exames: Noticia que o preinio de 103000 reis, estabelecido para commemorar o centenario pela sociedade Amor da Patria (maçonica) foi adjudicado ao alumno Antonio Augusto de Vargas, que o dividio com o seu condiscipulo Jose Augusto, em quem reconhecia eguaes merecimentos.

Uma boa acção correspondente á bizarria da sociedade Amor da Pa· tria na creação do premio camoneano.

O premio da virtude é a virtude.

Bocage.

N. 50-45 de julho de 1883-Sociedade Amor da Patria. Gerencia de 1882. Relatorio. Na despesa: Instrucção, escolas-a conta dos premios camoneanos.

9-A Gazeta Judicial.

N.o 3-7. anno -31 de maio de 1883.-Uma anecdota sobre os Lusiadas. N° 15-28 de junho de 1883.-Anecdotas sobre Camões, precedendo os epigrammas:

Já eu vi a taberneiro

e

Moscas abelhas e zangãos.

N.° 27-20 de setembro de 1883.-No artigo Variedades: Do emprego que fez Camões do vocabulo-gentil.

N.o 31-18 de outubro de 1883.-Canto do Jáo. (Do drama do Visconde de Castilho).

N.o 35-15 de novembro de 1883.-Exactidão das descripções de Camões. (Traduzido de Elie Margetlé).

N.° 40-20 dezembro de 1883.-Em folhetim: Em que veias gira o sangue de Camões, por Camillo Castello Branco.

81 (10 A) A Lucta.

N.o 20-2.° anno-17 de junho de 1883.-Annuncio por extenso da Gran de edição manuscripta dos Lusiadas.

te.

Ulica folha açoriana em que se encontra este annuncio cumpridamen

91 (10 B) O Recreio. Semanal litterario e noticioso.-Uma folha de quatro paginas a duas columnas. Typographia Fayalense.

N.o 41-15 de abril de 1883.-Charada semi-camoneana. (Assignada Bazilio Procopio, pseudonimo do Sr. Antonio Rufino Basto da Costa (aldas)

[ocr errors][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small]

N.o 1992-5 de julho de 1883. Carta do A. l'esta monographia ao Sr. Dr. Antonio Moniz Barreto Corte Real pedindo-lhe apontamentos de sua vida para serem aproveitados no livro do centenario de Camões nos Açores ; e começo da resposta do mesmo senhor.

Este artigo não continuou no Angrense; foi reproduzido e continuado no Correio. (Vid. abaixo Esp. 94, 22 B).

No 1997-9 de agosto de 1883.-Insulanos illustres: Antonio Gil. Artigo transcripto do Commercio de Portugal. Refere-se à participação do prestante açoriano no centenario de Camões.

21-O Athleta.

N.o 162-27 de janeiro de 1883.-Bazar. Annuncio do que promoveo a sociedade litteraria Luiz de Camões para com o producto abrir um curso d'instrucção primaria.

N.° 164-17 de março de 1883.- Noticia de se ter aberto o curso a que

se refere no numero acima.

N.o 165-24 de março de 1883.-Transcreve do Seculo um artigo do Sr. Alexandre da Conceição com o titulo de-Uma festa academica, no qual se allude ao Sr. Eduardo Abreu, a quem principalmente attribue as festas do centenario de Camões, em Coimbra.

Supplemento ao n.o 179-3 de julho de 1883.---Antonio Gil.

Artigo necrologico no qual se allude á participação do illustre finado nos festejos do centenario e á sua dedicação á sociedade Luiz de Camões.

92 (21 A.)-Boletim da Junta Geral do Districto d'Angra do Heroismo. Uma folha de quatro paginas a tres columnas: paginação seguida. Imprensa da Junta Geral. Publicação irregular.

N.o 8-7 de junho de 1883.-Junța Geral. Sessão de 16 de maio de 1883. Requerimento do Sr. Corte Real para que entre outros objectos se the certificasse se a Junta Geral em tempo subsidiou os festejos dos centenarios de Camões e Pombal.

« AnteriorContinuar »