Annaes do Parlamento Brazileiro: Câmara dos Srs. Deputados, Volume 1

Capa
Tipographia do Imperial Instituto Artistico., 1884
 

Páginas seleccionadas

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 88 - Os criados de servir, em cuja classe não entram os Guarda-livros, e primeiros caixeiros das casas de commercio, os Criados da Casa Imperial, que não forem de galão branco, e os administradores das fazendas ruraes, e fabricas.
Página 90 - ... successivos da numeração natural , de maneira que o ultimo numero de cada nome mostre a totalidade dos votos , que este houver obtido , publicando em voz alta os numeros , á proporção que ibr escrevendo.
Página 342 - Artigo único — Os eleitores dos Deputados para a seguinte Legislatura lhes conferirão nas procurações especial faculdade para reformarem os artigos da Constituição que se seguem: O...
Página 92 - Todos os que podem ser Eleitores, são hábeis para serem nomeados Deputados. Excetuam-se : 1) Os que não tiverem quatrocentos mil réis de renda líquida, na forma dos arts. 92 e 94. 2) Os Estrangeiros naturalizados. 3) Os que não professarem a Religião do Estado.
Página 405 - O presidente da província enviará à Assembleia e Governo Geral cópias autênticas de todos os atos legislativos provinciais que tiverem sido promulgados, a fim de se examinar se ofendem a Constituição, os impostos gerais, os direitos de outras províncias, ou os tratados, casos únicos em que o Poder Legislativo geral os poderá revogar.
Página 266 - Art. 120. O casamento da princesa herdeira presuntiva da coroa será feito a aprazimento do Imperador; não existindo o Imperador ao tempo em que se tratar deste consórcio, não poderá ele efetuar-se sem aprovação da assembleia geral.
Página 286 - Geral. Seu marido não terá parte no Governo, e somente se chamará Imperador depois que tiver da Imperatriz filho ou filha.
Página 109 - Espanh*la; á vista destes trabalhos, a nobre Commissão teve a bondade de incumbir-me da redacção da nova Constituição: e que fiz eu? Depois de estabelecer as bases...
Página 212 - A Gamara, senhor, profundamente convencida da importância do consorcio dos augustos príncipes, sobre o qual tem VM Imperial grande interesse pela natureza e pela lei, e vendo com prazer approximar-se a maioridade de...
Página 203 - Catarina um feito de armas, expelindo os invasores da Laguna, desassombrou toda a província. Em S. Pedro do Rio Grande do Sul é de esperar que, auxiliados pela lealdade e firmeza da nação, possam os esforços do governo reunir em breve os dissidentes em torno da coroa imperial. Na província do Maranhão tem prevalecido a força...

Informação bibliográfica