Segundo periodo do reinado de Dom Pedro I no Brazil: narrativa historica

Capa
B. L. Garnier, 1871 - 465 páginas
 

Índice

I
v
II
3
III
43
IV
81
V
123
VI
165
VII
205
VIII
243
IX
277
X
313
XI
349
XII
389
XIII
421

Passagens conhecidas

Página 436 - Os brazileiros, tão cruelmente offendidos, os brazileiros, que se ameaça ainda com prisões parciaes e injustas, nutrem em seu peito a indignação mais bem fundada e mais profunda, não sendo possível calcular até onde chegarão os seus resultados, se acaso o governo não cohibir desde já semelhante? desordens, se não tomar medidas para que a affrontí; feita á nação seja quanto antes reparada.
Página 456 - Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que hei mui voluntariamente abdicado na pessoa de meu muito amado e presado filho o Sr. D. Pedro de Alcântara. Boa Vista 7 de Abril de 1831.
Página 409 - Convindo liquidar-se quanto antes a divida de Portugal contrahida pelo tratado de 29 de Agosto de 1825; e sendo...
Página 436 - C., os quaes não terão força bastante para suffoc;ir ahi estes clamores, que sahem de corações ulcerados, mas amigos do seu paiz e da justiça. As circumstancias são as mais urgentes, ea menor demora pode em taes casos ser funestissima.
Página 435 - Senhor, os sediciosos, á sombra do augusto nome de VMI e C., continuão na execução de seus planos tenebrosos; os ultrajes crescem, a nacionalidade soffre, e nenhum povo tolera, sem resistir, que o estrangeiro venha impor-lhe, no seu próprio paiz, um jugo ignominioso.
Página 436 - A confiança, que convinha ter no governo, está quasi de todo perdida, e si por ventura ficarem impunes os attentados, contra que os abaixo assignados representam, importará isto uma declaração ao povo • brazileiro de que lhe cumpre vingar elle mesmo por todos os meios a sua honra e brio tão indignamenle maculados.
Página 461 - Cap. 5.°, art. 130, nomear, como por este meu imperial Decreto nomeio, tutor dos meus amados filhos ao muito probo, honrado e patriótico cidadão José Bonifácio de Andrada e Silva, meu verdadeiro amigo. Boa Vista, aos 6 de abril de 1831, décimo da Independência e do Império.
Página 435 - Brasil vilipendiado, e pungido 1Io mais delicado , e sensivel do brio , e pundonor nacional : providencias estas , que não devem todavia exorbitar do circulo ordinario da fiel execução das Leis, punindo-se na conformidade d'ellas...
Página 428 - França , pertende illudir-vos com invectivas contra a Minha Inviolavel, e Sagrada Pessoa, e contra o Governo, afim de representar no Brasil scenas de horror, cobrindo-o de luto; com o intento de empolgarem empregos, e saciarem suas vinganças , e paixões particulares , a despeito do bem da patria, a que não attendem aquelles que tem traçado o plano revolucionario. Escrevem sem rebuço , e concitam os Povos á federação; e cuidam...

Informação bibliográfica