Imagens das páginas
PDF
ePub

condições d'hygiene. Podem-se estabelecer balnearios e os gastos d'agua co. ses estabelecimentos não prejudicará o consumo particular, a não ser transfor do o costume das abluções em domicilio, em abluções em casas publicas quadas para esse fim como é das tradições dos japonezes. Em Tokio existem casas de banho e um terço da população da cidade, 300 mil individuos, lavam

n'essas casas.

Tem havido, é certo, verões em que a varios bairros falta durante alguma horas do dia agua aos moradores, não é

por escassez é por má distribuição e rupturas ou desvios nos encanamentos, e com reforço da policia e vigilancia e de fiscalização, o serviço é de facil restabelecimento. A população da cidade não tem d'ahi nada a recear, os poucos povoados em que faltava agua, como Rabo de d'eixe, foi-lhes levada não ha muito tempo com certa abundancia pela Camara Municipal da Ribeira Grande. Que da agua de consumo não fique agua estagnada ou em poços eis o que é capital evitar e, n'aquelles que por qualquer circumstancia não possam ser aterrados e seccados, deveriam ser inundados de petroleo ou povoados de peixes e ras que são optimas destruidoras dos mosquitos. Não é que hajam mesquitos entre nós que sejam conductores de qualquer morbus conhecido, mas por principio d'hygiene deve-se combater a propagação dos insectos alados, desde a mosca á pulga.

[graphic]

Carro que traz os ratos para analyses e o pavilhão do archivo do Ratatorio

Nos fins do eculo XVIII em Portugal a introducção de peixes nos canaes do Alemtejo, e por todo o paiz em tanques e charcos deu os melhores resultados praticos no combate ás febres infecciosas e exemplo é a seguir. Ha quem possua para uso dos quintaes, dornas, vasilhames e outros recipientes e mesmo tanques para serviço de regas de plantas e flores; em volta d'essas aguas voltijam ás vezes centenares de mosquitos que se introduzem nas habitações; não ha melhor remedio. para conservar sem receio essas uteis aguas do que introduzir-lhes peixes ou rãs, e como os peixes não exigem folhas ou outros quaesquer fluctuadores para se servirem d'elles para a sua existencia amphibia, os peixes são mais praticos ainda do que as rãs para destruirem as larvas dos insectos.

A preservação da saude pelo exercicio das praticas hygienicas que são outros tantos planos estrategicos adoptados contra as doenças, completam-se pelos costumes e habitos que se adoptam para a conservação do estado physico e moral das nossas pessoas -mobilização de forças uteis. Ora esses costumes devem ser estabelecidos desde a mocidade, nas escholas primarias e elementares, e para isso não só se impõe uma reforma nos processos pedagogicos como despezas importantes votadas pelas Corporações Publicas.

Essas despezas deverão ser feitas com a submissão a um programma previamente organizado, e não vejo outra maneira de o levar a effeito senão com uma administração independente.

Dizia o philosopho de Genebra no seu "Contracto Social», no capitulo sobre a democracia, que era anti-natural que a grande massa governasse o pequeno numero e que, quando a acção governativa estava diffusa por varios tribunaes, aquel

habitan cida a

os c

es

lysadr'ante d'o mese

ar

r

REVISTA MICHAELENSE

amero d'individuos possuiam eram os que mais auctoridade ados negocios que dimanavam d'ahi eram mais rapidamente execus os principios de lado, pois que elles eram annunciados relativatado d'espirito e d'organização judicial, civil e administrativa, proha e vamos analysar genericamente as ideias de Rousseau, tomandoA verdade e como uma realidade incontestaveis. Entre nós, n'essa epolema discutia-se entre o excesso de centralismo, não só quanto aos trias tambem quanto ao Governo da Capitania que contrariava a acção do administrativo local e lesava os rendimentos da receita publica.

stá-se a ver ahi a utilidade de os esclarecidos terem a obediencia e a estima , povos para poderem obrar com influencia sobre os negocios publicos, tirando .onestos resultados e preparando prosperos programmas d'economia e de moial sociaes.

A educação civica dos povos tem que ser para isso o factor primordial da paz na aggremiação politica e é d'essa educação que se espera uma forte communhão d'interesses bem comprehendidos e bem defendidos para se trabalhar pelo progresso e pela civilização.

Um regimen autonomico impõe-se n'esta Ilha. Não são só as receitas aqui obtidas pelo Estado que são desviadas das obras publicas locaes e absorvidas por interesses alheios que exploram em manifestos erros administrativos e com uma incompetencia egual a desleixos que a Imprensa constantemente enumera; são egualmente peias que estão estabelecidas por engrenagens administrativas dependentes e que contrariam a obra de progresso local.

Os rendimentos publicos foram nos annos de 1914 15 e 1919-1920:

[merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][ocr errors][ocr errors][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][ocr errors][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][ocr errors][ocr errors][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][ocr errors][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small]

Não pode uma sociedade laboriosa e economica auferindo rendimento. blicos de 853 contos, ceder perto de 570 ou sejam 65 por cento a estranhos! maior expoliação que se pode aturar quando um vasto programma de foment abre aos interesses publicos na região.

E essa sociedade opulenta, á menor perturbação da vida local, torna-se un sociedade mendiga, descendo á baixeza de pedir aquillo a que lhe dá jus á sua s. tuação.

Encarecem os generos, os artigos d'uso, a mão d'obra, o Governo cede generosamente uma dotação de cem contos á Junta Geral para fazer face ao aggravamento natural das despezas que se darão nas obras districtaes e no pagamento aos empregados publicos; occorre uma catastrophe que estraga os meios publicos, o Governo dá á junta e aos Municipios uns contos para as construcções e reparações a fazer; uma epidemia grassa intensa de grippe pelas aldeias e villas da Ilha, lá vem a mão potentosa do Governo entregar um donativo para se tratar da pobre gente afflicta; e assim andam as corporaço s administrativas autonomas mendigando do Estado o obulo, como mendiga para a execução dos seus proje tos a approvação dos Concelhos e das Repartições Superiores.

Pedindo aquillo que prssue tem indo este Districto vegetado nas desgraças e n'um marasmo publico que causam dó, com necessidade d'esckolas primarias e de bibliothecas, institutos d'educação e ensino secundario, museus, escholas de canto, monumentos publicos, tolhido pelos exiguos recursos que lhe deixaram dos fartos rendimentos que possue.

A' falta d'autoridade para se reivindicar uma ampla organização administrativa autonomica, as corporações publicas tem-se esforçado por esquivar as necessidades urgentes, fóra do seu alcance financeiro, de progresso districta!!

As casas d'ensino secundario foram alvo dos cuidad s administrativos. Era preciso que essas casas fornecessem á mocidade beneficios d'ordem physica e moral, e os corpos do professorado do Lyceu e da Eschola Primaria Superior puzessem em acção o seu programma. O Lyceu estabelecido no edificio fradesco da Graça passou para o edificio amplo, rodeado de quinta, com vastos pateos e divisões ajardinadas para recreio dos alumnos; na Graça, installou se a Eschola Primaria Superior.

[graphic]
[ocr errors]
[ocr errors]

Edificio da Graça, fachada da sala do Gymnasio do Lyceu anterior e

da actual Eschola Primaria Superior

Desde que o Senhor Coronel Francisco Affonso de Chaves com o legado Medeiros Cogumbreiro para o Museu Municipal passou parte d'essas installações do edificio da Graça para o Relvão esperando momento opportuno para dar começo ás obras d'edificação alli, a Graça tornára-se susceptivel de ser ampliada. A Graça, pela natureza solida da sua construcção antiga, com abobadas, paredes espessas, lages nos pavimentos, ampla, claustrada, offerece todas as conveniencias a um estabelecimento escholarly and

Tem cerca de um seculo e meio de tradição no mister, o que já é alguma coisa na historia d'uma Instituição e uma situação central. Não foi, certamente, o numero de alumnos matriculados no Lyceu da Graça que impoz a transferencia do Instituto para o Palacio Fonte Bella. O ensino secundario é hoje ministrado.

[blocks in formation]

REVISTA MICHAELENSE

dos n'algumas villas em collegios proprios, providos de profese o augmento da população escholar não se tem dado:

[merged small][ocr errors][merged small][ocr errors][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][ocr errors][merged small][merged small][ocr errors][merged small][ocr errors][ocr errors][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][merged small][ocr errors][merged small][merged small][merged small]

As bases da nova organização escholar no Ensino Secundario estão preparadas nas novas adaptações d'estas casas d'ensino

Ponta Delgada, centro d'estudos, cidade universitaria, eis a grande obra a emprehender na administração districtal.

E' de utilidade repetir isto, porque é relembrar o programma escholar da reforma do regimen administrativo autonomico. Qualquer organização e regulamento interno dentro da orientação basica, seguida na instrucção official podem ser alterados e é mais das attribuições do professorado debaterem as questões do que propriamente um critico. De longa data as reformas succedem-se, alterando-se muitas vezes as materias d'estudo; não pretendemos dizer que os cursos actuaes sejam maus; muitos professores, comtudo, exigem-no theoricamente de mais.

As professores mais do que á divisão das materias nos cursos está a missão de melhorar esse ensino, e isso, em qualquer regimen politico em que vivamos. As reformas tem o grande inconveniente de imporem livros escholares, e essa imposição não só traz encargos ás familias que cuidam na instrucção de seus filhos, como tira a liberdade d'acção do professor.

E' o bom professor que faz a boa aula, e, se de facto depende da instrucção do alumno a leitura de bons livros, na eschola ou no Instituto, o curso depende exclusivamente do professorado.

O professorado viu muito bem que as bases da instrucção secundaria estavam assentes, o que não acontecia com a parte educativa, sobretudo no que diz respeito á educação physica, muito abandonada pelos legisladores á iniciativa particular; e da iniciativa transformadora e adaptadora das novas casas d'ensino, nasceu um movimento muito vantajoso por parte da classe medica e da classe do professorado para modificar os costumes recreativos da mocidade em proveito da sua cultura physica.

Claro que todo esse movimento está a cargo da iniciativa particular, porque o regimen administrativo pouco poderá auxilial-o nos trabalhos á ordem do dia. A sociedade por quotas foi a constituição escolhida e a primeira reunião ia ter lugar no mez d'outubro na Associação dos Bombeiros Voluntarios com vasta sala adequada a essas assembléas.

Nos sports a fornecer aos associados da organização ha-os uteis e praticos na vida, como a esgrima, a natação: e ha-os puramente consagrados á saude physica e moral da mocidade.

N'esta classe os inglezes tem o crocket, o Hockey, as raquets e Squash Rackets, o tennis e o foot-ball, estes dois ultimos jogos muito vulgarisados por todo o mundo.

Os jogos são uma grande eschola de lealdade, de victoria, d'inicia estão sujeitos á corrupção como todos as praticas d'este mundo e de todas dades; um orientador, e na vida escholar esse orientador é um dos pro tem que partilhar da vida em commum a todos aquelles que participam creio. Mas nos jogos a disputa, a indisciplina, a falta d'observação de re principios, é deixar a anarchia invadir a vida recreativa dos associados que s tam para se divertirem.

A vida esportiva, sobretudo no meio escholar, não é um fim, é um meio e çoso é que ella corresponda aos fins para que foi estabelecida. Essa robustez p sica, essa alegria mo

[graphic]

ral que faz crear a virtude, emfim, toda a acção em pleno ar que completa o desenvolvimento intellectual do gabinete ou da aula adquirido no meio sedentario, é preciso que não seja nem um excesso d'actividade exgottante, nem um centro de maus sentimentos; e como o estudo carece d'assistencia, uma assistencia que conduza a resultados praticos afim de trazer os seus fructos de cultura physica e moral.

Lyceu Anthero do Quental

Essa cultura physica e moral tem o seu inicio na eschola infantil; a creança entra nos brinquedos e nos jogos com a sua amiga a professora e, pouco a pouco, partilha dos sentimentos d'honestidade e de honradez, formando o seu caracter e desenvolvendo a sua agilidade, adquirindo tacto e presteza. A creança aos cinco annos é um pequeno homemsinho ou mulhersinha que pensa em si e nos outros, e possue escrupulos, dedicação, constróe um jardim, desenha uma casa ou uma arvore, sabe ler, e pode entrapar o dedo da companheira que se picou n'uma roseira com todos os preceitos antisepticos E' da educação em commum que esses habitos e esses costumes se adquirem. As Camaras Municipaes, que pelo codigo administrativo tem a seu cargo o ensino primario official, não tem escholas correspondentes á população escholar. Nenhum concelho as possue e o numero existente é para todo o Districto de cerca de um terço do que deveria ser. A Senhora D. Maria Evelina de Sousa, que dirige uma das escholas da freguezia de S. José e que se encarregou do recenseamento escholar de 1920 no concelho de Ponta Delgada, já chamou a attenção dos deputados do Districto para a insufficiencia d'escholas; c concelho da cidade para um recenseamento de 6.496 creanças de ambos os sexos apenas possue 49 escholas abertas a funccionar; se é facto que pouco mais deuma quarta parte d'essas creanças frequentam as escholas officiaes, é muito difficil ministrar esse ensino a tanta gente com tão diminuto numero de professores. Em 1911 havia 17.793 individuos de edade escholar recenseados em todo o Districto, 4.021 apenas frequentavam em media as escholas e o numero de professores não excedia 150. E' verdade que se trata de creanças de 7 para 12 annos, mas estas mesmas deveriam estar comprehendidas n'um regimen escholar mais pratico, mais em contacto com a natureza e n'essa liberdade só uma direcção mantida por um pessoal importante chega aos fins desejados.

« AnteriorContinuar »