Revista trimensal do Instituto Historico, Geographico e Ethnographico do Brazil, Volume 28;Volumes 30-31

Capa
J.M.N. Garcia, 1865
 

Páginas seleccionadas

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 184 - Mandamos, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nella se contém. O secretario de estado dos negócios da fazenda a faça imprimir, publicar e correr.
Página 29 - Algarves daquem, e dalém mar em Africa Senhor de Guiné, e da Conquista, Navegação, Commercio de Ethiopia, Arabia, Persia, e da India etc.
Página 46 - Regente faço saber aos que o presente Alvará virem; que desejando promover e adiantar a riqueza nacional e sendo um dos...
Página 217 - Lisboa é certo que não têm meios para fazerem os seus transportes com familias tão avultadas, e porque tambem estas são naturaes d'esta terra, e n'ella têm os seus parentes dos quaes se não resolvem a apartar-se, e por esta causa se vão mudando todos para...
Página 175 - ... e constando ao mesmo senhor que no escripto intitulado Heroicidade Brasileira se lêm proposições não só indiscretas mas falsas, em que se acham estranhamente alterados os successos ultimamente acontecidos, ha por bem que a referida junta suspenda já a publicação do dito papel e faça recolher os exemplares que já estiverem impressos, para que não continue a sua circulação.
Página 257 - E, para o fazer com mais clareza, é preciso notar que contra nenhum dos mesmos presos se diz, ou prova, que êles entrassem no projeto de conspiração, sendo toda a culpa que se lhes imputa, e que contra alguns se prova, a de sustentarem em conversações, ou particulares ou públicas: — que o govêrno das repúblicas deve ser preferido ao das monarquias; que os reis são uns tiranos opressores de vassalos; e outras sempre detestáveis, e perigosas, principalmente na conjuntura presente.
Página 239 - A consternação em que esta capital ficou, vendo-se sem tropas e com receio de movimentos maiores, eu a não posso explicara V.
Página 165 - Estrangeiros e da Guerra o tenha assim entendido, e procurará dar ao emprego da Officina a maior extensão e lhe dará todas as Instrucções e Ordens necessárias, e participará a este respeito a todas as Estações o que mais convier ao meu real serviço.
Página 232 - ... nos primeiros annos da sua mocidade. « As mulheres, por se não empregarem e por falta de meios para se sustentarem, se prostituem ; d'esta prostituição procedem os infinitos achaques com que vêm ao mundo os que nascem ; na facilidade que os homens têm com o trato das mulheres se segue...
Página 256 - Armado de artifícios, com o rigor impresso nas rugas da testa, ca austeridade n'alma, penetrava nas masmorras, sentava-se na cadeira de juiz, e enobrecia-se com a superioridade que lhe dava a lei sobre os seus collegas, convertidos em réos, de uma importância extraordinária, não por serem quem eram, mas pela monstruosidade de uma legislação nimiamente barbara.

Informação bibliográfica