Dom João II e a renascença portuguêsa

Capa
Torres, 1914 - 208 páginas
 

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 179 - Castella lançados fóra com gram maldicam ao Reyno de Fez passados • de Mouros foram roubados, deshonrados, abiltados, que filhos, filhas e mães lhe incestavão esses cães mocas c moços forçados.
Página 171 - Joham per graça de Deos Rey de Purtugall e dos Algarues daquem e dalem mar em Africa Senhor de...
Página 95 - Quando o duque bebia, o que fez só duas vezes durante toda a comida, sendo a bebida agua pura segundo costumava, vinha esta em um jarro de cristal alto e largo, que elle despejou de todo. N'este acto vinha adiante o mordomo com o bastão na mão, e atraz o mestre-sala com a salva.
Página 96 - ... rainha de Hespanha, com um rosicler de diamantes e rubins ao peito de inestimavel valor, e pulseiras e brincos de grossissimas perolas. Pegava-lhe na cauda d'uma saia de gorgorão branco, que trazia por baixo, uma graciosa donzella, acompanhada d'outras dez vestidas de diversas telas e todas do mesmo feitio, com muitas joias, além de quatro donas vestidas como a infanta viuva, só com a differenca de não serem os véus tão compridos.
Página 93 - Os que estào, porém, na sala que fica no topo da escada da banda esquerda sao de ouro, prata, e seda, lavrados de figuras representando urna victoria ganha por Nunalvares, condestavel de Portugal, contra os castelhanos... Dos mesmos pannos está forrada outra sala tambem no cimo da escada, da parte opposta, bem como a cámara e antecámara do Legado, na qual estava urna cama de brocado d'ouro de canotilho, a mesa d'estado coberta da mesma tela, a cadeira de velludo carmesim franjado d'ouro, eo...
Página 144 - Ho todo poderoso conserve a ti em teu propo-» sito e acabado ho caminho do mar d teus caualleyros sejas celebrado cõ immortalidade. Vale de Noruberga villa de alta Alemanha a quatorze de Julho salutis de mil e quatrocentos e nouenta e tres annos».
Página 96 - Ao pé d'ella estava sua filha D. Catharina, duqueza de Bragança, a qual, parecendo-lhe porventura abatimento de sua real grandeza intitular-se duqueza, se chama a senhora Catharina. Teria de edade vinte e nove annos.
Página 46 - ... que isto procedia de sua grande humanidade, e assi por assessego de seus reinos. Suas palavras no que queria dizer eram sempre bem ordenadas, e entoadas com mui gracioso orgão, e por pena, de seu natural escrevia assi bem, como...
Página 159 - E assi vieram juntamente a todalas mesas muitos pavões assados com os rabos inteiros, e os pescoços, e cabeça com toda sua pena, que pareceram muito bem por serem muitos, e outras muitas sortes de aves, e caças, manjares, e fruta, tudo em muito grande abondança, e muita perfeiçam.
Página 198 - Coelho da Rocha — Ensaio sobre a Historia >do Governo e da Legislação de Portugal — Coimbra, 1872).

Informação bibliográfica