Historia da litteratura classica ..., Volume 6

Capa
A.M. Teixeira, 1917
 

Índice

Passagens conhecidas

Página 299 - Alma minha gentil, que te partiste Tão cedo desta vida, descontente, Repousa lá no Céu eternamente E viva eu cá na terra sempre triste.
Página 299 - Roga a Deus, que teus anos encurtou, Que tão cedo de cá me leve a ver-te Quão cedo de meus olhos te levou.
Página 294 - Tanto de meu estado me acho incerto, Que em vivo ardor tremendo estou de frio; Sem causa, juntamente choro e rio; O mundo todo abarco e nada aperto.
Página 296 - O tempo cobre o chão de verde manto. Que já coberto foi de neve fria, E em mim converte em choro o doce canto. E afora este mudar-se cada dia. Outra mudança faz de mor espanto. Que não se muda já como soía.
Página 31 - Entrou pelas portas da sala com nove bateis grandes, em cada um seu mantedor. e os bateis meltidos em ondas do mar feitas de pano de linho e pintadas de maneira que parecia agua; com grande estrondo de...
Página 77 - Ouvi, que não vereis com vãas façanhas. Phantasticas, fingidas, mentirosas, Louvar os vossos, como nas estranhas Musas, de engrandecer-se desejosas...
Página 296 - Transforma-se o Amador na Cousa Amada por virtude do muito imaginar: não tenho, logo, mais que desejar, pois em mim tenho a parte desejada.
Página 296 - Mas esta linda e pura semideia, Que, como o acidente em seu sujeito, Assi com a alma minha se conforma, Está no pensamento como ideia; E o vivo e puro amor de que sou feito, Como a matéria simples busca a forma.
Página 76 - Cale-se d'Alexandro, e de Trajano, A fama das victorias, que tiveram: Que eu canto o peito illustre Lusitano, A quem Neptuno, e Marte obedeceram: Cesse tudo o que a Musa antigua canta, Que outro valor mais alto se alevanta.
Página 304 - ... branco peito, de meu não quero mais que meu desejo, nem mais de vós que ver tão lindo gesto. Ali me manifesto por vosso a Deus e ao mundo; ali me inflamo nas lágrimas que choro; e de mim, que vos amo, em ver que soube amar-vos, me namoro; e fico por mim só perdido, de arte que hei ciúmes de mim por vossa parte.

Informação bibliográfica