O leito de prata dos duques de Cadaval

Capa

O terceiro número da série de monografias "Coleções Em Foco | Palácios Nacionais | Sintra Queluz Pena" é consagrado a uma peça extraordinária do acervo do Palácio Nacional de Sintra: o designado "leito Cadaval". Este leito de dossel em pau-preto de Moçambique, torneado e guarnecido com prata, é único nas coleções nacionais pela sua raridade e valor museológico. 

Propriedade da casa ducal de Cadaval até meados do século XX, este leito de aparato é um testemunho notável do outrora rico património da coroa portuguesa e das grandes casas nobres na segunda metade do século XVII. É o único exemplar conservado em território português dos leitos torneados e guarnecidos de prata de que até hoje se tinha apenas notícia documental. Um leito deste tipo teria sido usado no Real Paço de Sintra nas cerimónias fúnebres de D. Afonso VI (†1683), que tiveram lugar nas salas das Pegas e dos Cisnes. 

 

Acerca do autor (2020)

Celina Bastos. Historiadora da Arte. Museu Nacional de Arte Antiga.

Maria João Ferreira. Historiadora da Arte. Investigadora do CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa e Universidade dos Açores.

Inês Ferro. Conservadora do Palácio Nacional da Ajuda. Diretora do Palácio Nacional de Sintra de 2000 a 2019.

Joan Castaño García. Historiador. Diretor do Museo de la Virgen de la Asunción, Patrona de Elche. Responsável pelo arquivo do Patronato del Misteri d'Elx e da Basílica de Santa María.

Teresa Leonor M. Vale. Docente e investigadora. ARTIS - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Hugo Xavier. Conservador do Palácio Nacional da Pena e do Palácio de Monserrate. Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.

Manuel Lemos. Conservador-restaurador. Archeofactu.

Maria João Petisca. Conservadora-restauradora. Archeofactu.

Isabel Tissot. Conservadora-restauradora. Archeofactu.

Matthias Tissot. Conservador-restaurador. Archeofactu.

Informação bibliográfica