História do Brazil: desde a chegada da família de Braganca, em 1808, até a abdiçacao de d. Pedro I, em 1831J. Villeneuve, 1837 - 323 páginas |
Passagens conhecidas
Página 305 - Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que hei mui voluntariamente abdicado na pessoa de meu muito amado e prezado filho o Sr. D. Pedro de Alcântara. "Boa Vista, sete de abril de mil oitocentos e trinta e um, décimo da Independência e do Império.
Página 77 - Como Imperador Constitucional e mui especialmente como Defensor Perpétuo deste Império, disse ao povo no dia 1.° de dezembro do ano próximo passado, em que fui coroado e sagrado, que com a minha espada defenderia a pátria, a nação ea constituição, se fosse digna do Brasil e de mim.
Página 297 - Os brasileiros, tão cruelmente ofendidos, os brasileiros que se ameaça ainda com prisões parciais e injustas, nutrem em seu peito a indignação mais bem fundada e mais profunda, não sendo possível calcular até onde chegarão os seus resultados, se acaso o Governo não coibir desde já semelhantes desordens, se não tomar medidas para que a afronta feita à Nação seja quanto antes reparada.
Página 77 - Uma Constituição, em que os três Poderes sejam bem divididos, de forma que não possam arrogar direitos que lhes não compitam; mas que sejam de tal modo organizados e harmonizados, que se lhes torne impossível, ainda pelo decurso do tempo, fazerem-se inimigos, e cada vez mais concorram de mãos dadas para a felicidade geral do Estado.
Página 32 - ... peiores para o futuro, os quaes eu tenho sempre diante dos olhos, e para ir ter o gosto de beijar a mão a Vossa Magestade, e de assistir ao pé de Vossa Magestade por todas as razões expendidas e não expendidas.
Página 41 - Senhor, entre nos até dar tempo que o Soberano Congresso seja informado do ultimo estado das cousas neste Reino e da opinião que nelle reina.
Página 228 - O orador difuso e sem nexo de 1826 tinha-se tornado dois anos depois tão eloquente e tão sarcástico, e havia apresentado um tão grande desenvolvimento do talento de discutir, que nenhum outro membro da casa lhe podia ser comparado; e quando, levado pelo entusiasmo, ou incitado pela paixão, dava largas a suas emoções, a sua figura decrépita e curvada elevava-se, qual a de um génio protetor, à sua maior altura...
Página 103 - Desde já ficam abolidos os açoites, a tortura, a marca de ferro quente, e todas as mais. penas cruéis.
Página 102 - Se passados quatro anos, depois de jurada a Constituição do Brasil, se conhecer, que algum dos seus artigos merece reforma, se fará a proposição por escrito, a qual deve ter origem na Câmara dos Deputados, e ser apoiada pela terça parte deles.
Página 41 - Brasil hum centro proximo de união, e actividade ; dê-se-lhe huma parte do Corpo Legislativo, e hum ramo do Poder Executivo, com poderes competentes, amplos, fortes, e liberaes, e tão bem ordenados, que formando hum só Corpo Legislativo, e hum só Poder Executivo, só humas Cortes, e só hum Rei, possa Portugal, eo Brasil fazer sempre huma familia irmã, hum só Povo, huma só Nação, e hum só Imperio.