Júlio Denis e a sua obra, Volume 1

Capa
Casa Ventura Abrantes, 1925
 

Páginas seleccionadas

Índice

Passagens conhecidas

Página 118 - Júlio Denis amava a realidade : é . a feição viril, digna, valiosa do seu espírito. Copiava finamente, com um cuidado de miniaturista, as suas figuras ternas e joviais, e Os planos esbatidos das suas paisagens. «O seu espírito porém nunca se desprendeu de uma certa contemplação sentimental, idealista: não se atrevia a por, nas...
Página 257 - ... sempre verde das laranjeiras nos pomares vizinhos, fronde por entre a qual se divisavam abundantes os doirados frutos poupados pela mão do lavrador. As copas, como umbeladas, dos pinheiros mansos, desenhavam nas encostas e eminências fronteiras as mais suaves ondulações. Dispersos aqui e ali, e entremeados com a verdura, grupos de casas campestres, alvejantes à luz do Sol, moinhos e azenhas, noras, toldadas de ramadas cónicas, eiras, pontes rústicas, as mesmas talvez que com mau humor...
Página 338 - Olhe, senhor — continua ela, avivando por meu respeito a labareda no lar — eu bem sei que sou uma ignorante; mas toda a minha vida vi tratar as bexigas com agasalho e chás para fazer suar; porque, vê o senhor? com o suor saem cá para fora todos os maus humores eo veneno que anda na massa do sangue.
Página 118 - ... nas páginas gentis, os severos, os crus aspectos: da realidade: de modo que, copiava de longe, com receio, retocando os contornos duros, dando o pálido desbotado do sentimento sobre as cores fortes e salientes. As suas aldeias são verdadeiras; mas são poéticas: parece que êle as vê e as desenha, quando a névoa outonal idealiza, azula, esfuma as perspectivas.
Página 120 - ... romântico dos seus livros. Era, sobretudo, um paisagista, as figuras estavam ali para dar expressão, vitalidade à paisagem: os seus campos de searas, os montes, as claras águas, os céus profundos não são nos seus livros uma decoração à vida fortemente sentida: as suas mulheres romanescas, os seus galãs violentos e ternos, as meigas figuras de velhos, até as suas caricaturas — é que foram colocadas assim para povoar, dar eco sonoro, movimento, calor, à paisagem e fazer destacar...
Página 44 - Bem sei que passou já da moda esta crença tão arreigada nos mais severos espíritos de outros tempos; mas por mim, ainda me não pude resolver a romper com ela de todo. Penso eu que o moral eo físico da humanidade andam sob o império de forças multiplicadíssimas, muitas das quais ainda estão por descobrir ou estudar, e não vejo que se possa desde já excluir do rol delas a luz desse planeta pálido, tão querido de amantes e de poetas.
Página 118 - O seu espírito porém nunca se desprendeu de uma certa contemplação sentimental, idealista: não se atrevia a por, nas páginas gentis, os severos, os crus aspectos: da realidade: de modo que, copiava de longe, com receio, retocando os contornos duros, dando o pálido desbotado do sentimento sobre as cores fortes e salientes. As suas aldeias são verdadeiras...
Página 264 - Mas era justamente uin livro assim, que Reine Garde pedia ; é d'este genero de litteratura que o povo precisa; é por esta forma que se resolve a importante questão das subaiatencias intellectuaea, não menos valiosa do que a que occupa as attenções dos economistas.
Página 44 - ... de todo. Penso eu que o moral eo physico da humanidade andam sob o imperio de forças multiplicadissimas, muitas das quaes ainda estão por descobrir ou estudar, e não vejo que se possa desde já excluir do rol d'ellas a luz cTesse planeta pállido, tão querido de amantes e de poetas.
Página 338 - ... cá para fora todos os maus humores eo veneno que anda na massa do sangue. Pois, senhores, não mandou o medico da minha terra, o Senhor lhe perdõe, abrir as janellas e arejar o quarto de um pobrezinho que estava com bexigas!

Informação bibliográfica