O Rio de Janeiro: sua historia, monumentos, homens notaveis, Volume 1

Capa
 

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 389 - Estado dos Negocios do Imperio, e encarregado interinamente dos da Justiça, o tenha assim entendido, e faça executar com os despachos necessarios. Palacio do Rio de Janeiro em 12 de Setembro de 1828, 7° da Independencia e do Imperio. Com a rubrica de Sua Magestade Imperial.
Página 358 - Eu el-rei faço saber aos que este alvará virem, que havendo respeito ao que na petição atraz escripta diz o P.
Página 55 - El-Rei conservar interinamente a Catedral eo Cabido, na Igreja de N. Sra. do Rosário, enquanto se fazia nova Sé, para cuja obra de novo lhe recomendou, que escolhesse sítio apto, onde se executasse, sem ser na Igreja dos Pretos, por não ser decente, que o mesmo Prelado, eo Cabido estivessem celebrando os Ofícios Divinos em uma Igreja emprestada e de mistura com os pretos.
Página 44 - Eua breve houve falta deste genero no Rio de Janeiro. Chegando ao vice-rei os clamores do povo ordenou que viesse á sua presença o intendente do Arsenal de Guerra. Quero, disse o vice-rei, que se arme uma barraca geral no largo do Palacio e que se descarregue a farinha que houver a bordo, para ser vendida nesta mesma barraca por preço commodo.
Página 424 - Juro aos Santos Evangelhos desempenhar as obrigações de Vereador da Cidade ou Vila de tal ... de promover quanto em mim couber, os meios de sustentar a felicidade pública: depois do que tomarão posse dos lugares, que lhes competirem.
Página 44 - Appareceu a grande barraca cheia de farinha, que foi vendida a 160 réis a quarta ! « Querendo os negociantes de sal formar monopolio, foram occultando e encarecendo o sal. Os clamores do povo chegaram ás portas do palacio do vice-rei, que ordenou que doze soldados, armados de machados, fossem arrombar as portas dos armazens de sal na Prainha, se os negociantes recusassem expol-o á venda.
Página 121 - Governador e Capitão General das Capitanias do Rio de Janeiro e Minas Geraes.
Página 463 - Tendo mandado estabelecer na Fazenda da Lagoa de Rodrigo de Freitas, um jardim para plantas exóticas: Sou servido que ele se aumente, destinando-se lugar próprio, o mais próximo que for possível, para uma plantação de cravo e algumas outras árvores de especiaria; sendo...
Página 389 - Corte, debaixo da minha imperial proteção, aplicando desde já para princípio da sua fundação o produto das subscrições promovidas por uma Comissão da Praça do Comércio, e pelo provedor da sobredita Santa Casa, além das quantias com que eu houver por bem contribuir.
Página 41 - José d'El-Rei, sem preceder outra formalidade mais que a de fazer enterrar entre a Igreja eo Cruzeiro do adro um padrão de pedra com as suas Armas.

Informação bibliográfica