Os varões illustres do Brazil durante os tempos coloniaes, Volume 2

Capa
B. L. Garnier, 1868
0 Críticas
As críticas não são validadas, mas a Google verifica a existência de conteúdo falso e remove-o quando é identificado
 

Opinião das pessoas - Escrever uma crítica

Não foram encontradas quaisquer críticas nos locais habituais.

Páginas seleccionadas

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 267 - Pedro, se o Brasil se separar, antes seja para ti, que me hás de respeitar, do que para algum desses aventureiros.
Página 26 - E nem se atrevem a chamá-la, e temem Que desperte assustada, e irrite o monstro, E fuja, e apresse no fugir a morte.
Página 66 - Leia a posteridade, ó pátrio Rio, Em meus versos teu nome celebrado; Porque vejas uma hora despertado O sono vil do esquecimento frio...
Página 26 - Pelo dente sutil o brando peito. Os olhos, em que Amor reinava, um dia, Cheios de morte; e muda...
Página 93 - Já, já me vai, Marília, branquejando Loiro cabelo, que circula a testa, Este mesmo, que alveja, vai caindo, E pouco já me resta. As faces vão perdendo as vivas cores, E vão-se sobre os ossos enrugando, Vai fugindo a viveza dos meus olhos; Tudo se vai mudando.
Página 26 - E por todas as partes repetido O suspirado nome de Cacambo. Inda conserva o pálido semblante Um não sei que de magoado e triste, Que os corações mais duros enternece. Tanto era bela no seu rosto a morte!
Página 25 - Parte de antigo bosque, escuro e negro, Onde ao pé de uma lapa cavernosa Cobre uma rouca fonte, que murmura, Curva latada de jasmins e rosas.
Página 26 - Caitutu não sofre o pranto, E rompe em profundíssimos suspiros ... Lendo na testa da fronteira gruta De sua mão já trémula gravado O alheio crime ea voluntária morte, E por todas as partes repetido O suspirado nome de Cacambo, Inda conserva o pálido semblante Um não sei que de magoado e triste.
Página 78 - Por deixar os pátrios lares, Não me fere o sentimento; Porém suspiro, e lamento Por tão cedo te perder. Ausente de ti, Marilia, Que farei? irei morrer.

Informação bibliográfica