Confrontação minuciosa dos dios poemas Lusiadas, e Oriente, ou Defensa imparcial do grande Luiz de Camões contra as invectivas, e embustes do discurso preliminar do Oriente composto pelo padre José Agostinho de Macedo em que se prova as suas falsas originalidades

Capa
Na Imprensa Nevesiana, 1834 - 56 páginas
0 Críticas
As críticas não são validadas, mas a Google verifica a existência de conteúdo falso e remove-o quando é identificado
 

Opinião das pessoas - Escrever uma crítica

Não foram encontradas quaisquer críticas nos locais habituais.

Páginas seleccionadas

Passagens conhecidas

Página 19 - Mas um velho, cTaspeito venerando. Que ficava nas praias, entre a gente, Postos em nós os olhos, meneando Tres vezes a cabeça, descontente, A voz pesada um pouco alevantando.
Página 44 - Nuno; que, como sabio capitão, Tudo corria, e via, ea todos dava, Com presença e palavras, coração: Qual parida leoa, fera e brava, Que os filhos, que no ninho sós estão...
Página 43 - Com torva vista os vê; mas a natura Ferina, ea ira não lhe compadecem Que as costas dê; mas antes na espessura Das lanças se arremessa, que recrecem.
Página 17 - Doto co'o peito corta, e atravessa Com mais furor o mar do que costuma. Salta Nise, Nerine se arremessa Por cima da agua crespa em força summa: Abrem caminho as ondas encurvadas, De temor das Nereidas apressadas.
Página 26 - Tão temerosa vinha e carregada, Que pôs nos corações um grande medo; Bramindo, o negro mar de longe brada, Como se desse em vão nalgum rochedo. "Ó Potestade (disse) sublimada: Que ameaço divino ou que segredo Este clima e este mar nos apresenta, Que mor cousa parece que tormenta?
Página 22 - Velloso vai tair.bem , eo namorado Leonardo infeliz , que nunca hum gosto De Amor, sublime então, vira vingado ; Cobre-lhe a sombra da tristeza o rosto : ( Ingenua idade ! Amor era pre2ado , Sincero na repulsa era o desgosto ! ) E traz em aurea lamina esculpido , Devisa sua , o Nadador de Abydo.
Página 38 - As forcas exercitam , de inimigas Do inimigo inverno congelado ; Alli são seus trabalhos , e fadigas, Alli mostram vigor nunca esperado : Taes andavam as nymphas estorvando A' gente Portugueza o fim nefando.
Página 11 - ... e indo por diante , Lhe atalha o poderoso , e grão Tonante : XLII. E destas brandas mostras commovido , Que moveram de hum tigre o peito duro , Co'o vulto alegre , qual do ceo subido Torna sereno e claro o ar escuro , As lagrimas lhe alimpa , e accendido Na face a beija , e abraça o collo puro ; De modo, que dalli , se só se achara , Outro novo Cupido se gerara. XLIII. E co'o seu apertando o rosto amado . Que os soluços e lagrimas...
Página 35 - Libya as hostes orgulhosas doma , Com sangue engrossa as ondas do Salado.: Modesto vencedor, qual não vio Roma No que enramava de Laureis o arado , Do inimigo não quer , que talha , e fende , Mais que as bandeiras que no altar suspende.
Página 40 - Â pastoral companha , que deitada Co doce somno estava , despertando Ao estridor do fogo que se atêa , Recolhe o fato , e foge para a Aldea. No Oriente , Canto 7.0 Oit. 9. » Bem como na tranquilla ingenua aldea , " De singcllos Pastores habitada y...

Informação bibliográfica