O panorama: jornal litterario e instructivo de Sociedade Propagadora dos Conhecimientos Uteis, Volume 8

Capa
Na Typ. da Sociedade, 1844
 

Índice

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 31 - A perfect judge will read each work of wit With the same spirit that its author writ ; Survey the whole, nor seek slight faults to find Where nature moves, and rapture warms the mind ; Nor lose, for that malignant dull delight, The generous pleasure to be charm'd with wit.
Página 203 - Con mis lágrimas regué las palmas que el Forat riega, pero las palmas y el río se olvidaron de mis penas, cuando mis infaustos hados y de Alabas la fiereza me forzaron a dejar del alma las dulces prendas; a ti de mi patria amada ningún recuerdo te queda, pero yo triste no puedo dejar de llorar por ella.
Página 174 - ... de família e ao mesmo tempo o caracter sacrosanto de ungido de Deus. Esta vida intima da nação não podia ser annullada nem pelas ambições dos poderosos, nem pelos commettimentos d'estranhos.
Página 183 - Olhai que ha tanto tempo, que cantando O vosso Tejo e os vossos Lusitanos, A fortuna me traz peregrinando, Novos trabalhos vendo e novos danos...
Página 193 - Determina de dar a doce vida A troco da palavra mal cumprida : XXXVIII. ' E com seus filhos, e mulher se parte A alevantar com elles a fiança, Descalços, e despidos, de tal arte, Que mais move a piedade, que a vingança.
Página 183 - D'escrever pena tamanha. Porém, se para assentar O que sente o coração, A penna ja me cansar, Não canse para voar A memoria em Sião. Terra bem-aventurada, Se por algum movimento D'alma me fores tirada, Minha penna seja dada A perpetuo esquecimento.
Página 345 - As cartas de VM para os Governadores e para os Braços deste reino se entregaram com os memoriaes das graças e mercês que se lhes farão se jurarem a VM Tudo foi bem recebido, e do mesmo modo as dirigidas aos pretensores. Espero em Deus que havemos de tirar bom resultado, ainda que não bastam as demonstrações presentes para o ter por certo; nem posso dar a VM conta miuda de tudo o que ácerca disto se passou pela razão que já disse Grande contentamento mostram os bem intencionados da vinda...
Página 344 - SM for servido que fdça tornar o bispo depois da Paschoa para onde estiver a corte. Assegura a boa vontade do bispo, e estar ligado com elle. Que o licenciado Rodrigo Vasquez foi de parecer que se fosse por em quanto, e que elle partia para Lisboa.
Página 298 - E se o poder trazer a que escreva e espere resposta, ganharse-ha, porventura, todo o tempo de que precisamos para saber o que se fez em Roma e se vai obrando em Portugal, para conforme a isso se temperar a practica do concerto.
Página 42 - ... que podem dar-nos luz nesta obscura matéria. ' A pobreza do erário crescia progressivamente com o correr dos tempos, porque o mal nascia mais de um systema errado, e da influencia da fidalguia, que da vontade dos reis. D. Diniz foi nm avaro. D. Affonso 4.° um homem dejuizo, D. Pedro 1.

Informação bibliográfica