Memoria historica da Faculdade de mathematica nos cem annos decorridos desde a reforma da Universidade em 1772 até o presente

Capa
Imprensa da Universidade, 1872 - 195 páginas
 

Páginas seleccionadas

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 12 - E perderam-lhe tanto o medo, que nem a grande quentura da torrada zona, nem o descompassado frio da extrema parte do sul, com que os antigos escritores nos ameaçavam, lhes pode...
Página 32 - Pombal aproveitava os talentos que encontrava no paiz, estimulava-os, e ia entregando-lhes as novas cadeiras por elle creadas na universidade. «O dito militar é tão eminente na sciencia mathematica, que, tendo-o eu destinado para ir á Allemanha aperfeiçoar-se com o marechal general, que me tinha pedido dois ou tres moços portuguezes, para os tornar completos, me requereu o tenente general Francisco Marican que o não mandasse, porque elle sabia mais que a maior parte dos marechaes de França,...
Página 26 - N'este particular tem razão João Pedro Ribeiro, quando diz: — sou obrigado a reconhecer como luxuario, e exorbitante do seu objecto, a especifica declaração das doutrinas que se deveriam ensinar em cada uma das aulas, subministrando até aos professores definições Iriviaes, qual a da Egreja, divisões, etc., transformando um regulamento de estudos em um tractado scientifico.
Página 32 - Anastasio lhe nào deve servir de impedimento; porque (além de me lembrar que meu tio, o sr. Paulo de Carvalho, foi n'essa Universidade lente, antes de ser doutor) se pôde o dicto professor doutorar depois, da mesma maneira que se doutoraram os outros professores depois de nomeados lentes.
Página 12 - Não ha duvida, que as navegaçõesd'este reino, de cem annos a esta parte, são maiores, mais maravilhosas, de mais altas e discretas conjecturas, que as de nenhuma outra gente do mundo.
Página 12 - Manifesto é que estes descobrimentos de costas, ilhas e terras firmes não se fizeram indo a acertar; mas partiam os nossos mareantes mui ensinados e providos de instrumentos e regras de astrologia e geografia, que são as cousas de que os cosmógrafos hão de andar apercebidos.
Página 61 - ... só por si, pelo menos, objecto de uma cadeira. Além d'isso o ensin o d'estes ramos de sciencias, inteiramente praticas, deveria antes fazer parte de escolas especiaes; e com effeito já então existiam no paiz escolas onde a architectura civil ea militar eram professadas com maior desenvolvimento e manifesto proveito publico; não podendo por isso os estudantes da Universidade, que teriam de estudar estas materias perfunctoriamente no espaço de um anno lectivo, competir n'este ponto com os...
Página 175 - Ensaio Historico sobre a Origem e Progressos das Mathematicas em Portugal, por Francisco de Borja Garção Stockler.
Página 106 - Juncta de administração da Companhia geral de agricultura das vinhas do Alto Douro, benemerita promotora da instrucção publica na cidade do Porto.
Página 140 - Rudimentos arithmeticos ou taboadas de sommar, diminuir, multiplicar e dividir, com as principaes regras dos quebrados e decimaes. Decima setima cdição.

Informação bibliográfica