Gabinete historico: Desde 1325 até 1580. 1818

Capa
Na Impressāo regia, 1818
 

Passagens conhecidas

Página 290 - Henriques, e tomando-a el-rei na mão, «a beijou com muita reverencia, dizendo para os senhores e fidalgos que o acompanhavam : Bom lempo em que se pelejava com espadas tão curtas ! Esta é a espada que libertou todo Portugal do cruel jugo tios moiros, sempre vencedora, e por isso digna de se guardar com toda a veneração...
Página 284 - Desde criança, que considerava um gostoso dever o assistir aos autos do Santo Ofício. Quando principiava a estudar latim, encontraram no livro dum fidalgo moço, que era discípulo do Pe Gaspar Maurício, certas folhas de autor proibido.
Página 406 - ... soceder, será quem conforme a direito ouver de ser, e esse declaro por meu herdeiro, e successor, salvo se antes de minha morte nomear a pessoa, que este direito tiver, e por tanto mando a todas as pessoas de qualquer qualidade, estado, e condiçam, que sejam destes meus Reynos, e Senhorios, que logo, como for nomeada a tal pessoa por mi, ou...
Página 398 - ... grandes desaventuras? E eu como se ellas não bastassem me ponho ainda da sua parte; porque procurar resistira tantos males, pareceria especie de desavergonhamento.
Página 282 - As cousas, que não entender bem, communicallas primeiro com quem me possa dar parecer desenganado. Não dar, nem prometter nada, sem saber se he injusta, ou mal feita. Mostrar bom rastro, e agasalhado a todos.
Página 172 - Algarve, e Ceuta. Teve os Bispados Cardinalicios, Albanense, Tusculano, Portuense, e de Santa Rufina. Foi Decano do Sacro Collegio , Legado de Veneza , e Ferrara ; Senhor da Villa de Arpanica com todas as suas rendas, e jurisdicçoes; D.
Página 281 - Tirar alguns tributos , e bus«car modo, com que Lisboa seja «abastada. «As Leis, que fizer, mostrallas «primeiro a homens de virtude, ele« tras para que me apontem os in
Página 72 - ... na edade de velho, e no topo em outra estatua em pé, que o representava ao natural em annos de mancebo, e armado em guerra, como costumava usar; desfez-se com o terramoto de 1755.
Página 71 - Igreja; que, sem largar de uma das mãos as contas, levaria na outra a espada, que ainda guardava para sustentar a honra de Deus; e que não poderia escolher morte mais gloriosa, nem sepultura mais honrada, que acabando naquela empresa em defensão da fé e glória da pátria".
Página 93 - Falleceo na Villa de Sagres em idade de 67 annos a 13 de Novembro de 1460. Seu .corpo foi primeiro depositado na Igreja principal de Lagos, e dahi trasladado para o Convento da Batalha , no anno seguinte, pelo Infante D.

Informação bibliográfica