O panorama: jornal litterario e instructivo de Sociedade Propagadora dos Conhecimientos Uteis, Volume 2

Capa
Na Typ. da Sociedade, 1838
 

Índice

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 104 - Cometi esta obra, havendo por indústria, e muito segredo papel e tinta, e escrevendo as mais das vezes sem mais luz que a que entrava por gretas da porta, ou agulheiros e buracos das paredes.
Página 161 - As portas, os pateos, as ruas rebentando de gente, eo ministro encantado, sem se saber se está em casa, ou se o ha no 15 mundo; sendo necessaria muita valia só para alcançar de um criado a revelação d'este mysterio.
Página 132 - Então batalhastes com os inimigos, agora ó tempo de vos vencer a vós. Se o soldado se vê despido, folgue de descobrir as feridas, e de envergonhar com ellas a patria, por quem as recebeu. Se depois de tantas ca valia rias se vê a pé, tenha essa pela mais illustre carroça dos seus triumphos.
Página 108 - Não quero que sejamos ricos ; quero somente que conheçamos a nossa fraqueza eo nosso evidente perigo, e que tratemos de prevenir o precisamente necessário para conservar a liberdade, o Reino e as conquistas ; e, suposto que estamos conhecendo e padecendo com tantos descréditos a impossibilidade dos quatro palmos de terra que Deus nos deu na Europa...
Página 347 - ... o vento dura. Acalmou o vento: cai o pó, e onde o vento parou, ali fica; ou dentro de casa, ou na rua, ou em cima de um telhado, ou no mar, ou no rio, ou no monte, ou na campanha.
Página 347 - Parou o vento, eis o pó caído: estes são os mortos. Os vivos pó, os mortos pó; os vivos pó levantado, os mortos pó caído; os vivos pó com vento, e por isso vãos; os mortos pó sem vento, e por isso sem vaidade.
Página 124 - ... são dotados de bom ingenho para as letras, e boa inclinação para o exercício das virtudes. Como as vestes preciosas carregadas de ouro e margaritas, e as...
Página 215 - ... na roda dessa mesma fortuna, que o desvanece, de que parte está a verdade. Os ventos e tempestades, que descompõem e derrotam as nossas armadas, derrotem e desbaratem as suas; as doenças e pestes, que diminuem e enfraquecem os nossos exércitos, escalem as suas muralhas e despovoem os seus...
Página 90 - ... cidade, trouxe esta pedra entre os despojos que lhe pertenceram, levando-a consigo para a vila de Barcelos, cujo conde era. De mesa de banquetes mouriscos converteu-se essa pedra em ara do Cristianismo. Se ainda existe, quem sabe qual será o seu futuro destino? Serviram os fragmentos do Castelo de Faria para se construir o convento edificado ao sopé do monte. Assim se converteram em dormitórios as salas de armas, as ameias das torres em bordas de sepulturas, os umbrais das balhesteiras e postigos...
Página 120 - Vimos esta traducçâo, de que ha urn exemplar na bibliotheca publica da cidade do Porto : e bem sentimos nao ter tomado della varias notas, que de grande utilidade nos foram para oque vamos dizer.

Informação bibliográfica