Chresthomathia: ou, Collecção de trechos e excerptos de prosa e verso de differentes escriptores, para uso das escholas de instrtcção [sic] primaria. Obra adoptada pela instrucção publica da provincia do Pará

Capa
1867 - 323 páginas
 

Opinião das pessoas - Escrever uma crítica

Não foram encontradas quaisquer críticas nos locais habituais.

Passagens conhecidas

Página 74 - Sabe que quantas naus esta viagem Que tu fazes, fizerem, de atrevidas, Inimiga terão esta paragem, Com ventos e tormentas desmedidas!
Página 10 - O estilo pode ser muito claro e muito alto; tão claro que o entendam os que não sabem, e tão "alto que tenham muito que entender nele os que sabem.
Página 73 - Tão grande era de membros que bem posso Certificar-te que este era o segundo De Rodes estranhíssimo colosso, Que um dos sete milagres foi do mundo...
Página 75 - Amor por grão mercê lhe terá dado. Triste ventura e negro fado os chama Neste terreno meu, que, duro e irado, Os deixará dum cru naufrágio vivos, Para verem trabalhos excessivos.
Página 73 - Ó Potestade (disse) sublimada: Que ameaço divino ou que segredo Este clima e este mar nos apresenta, Que mor cousa parece que tormenta?" Não acabava, quando uma figura Se nos mostra no ar, robusta e válida, De disforme e grandíssima estatura; O rosto carregado, a barba esquálida, Os olhos encovados, ea postura Medonha e má ea cor terrena e pálida; Cheios de terra e crespos os cabelos, A boca negra, os dentes amarelos.
Página 85 - Que furibundas se alçam, lutam, batem Contra o penedo, e como em pó recuam, E de novo no pleito se arremessam. Eram poucos, é certo; e contra os poucos Armadas as Nações aqui pugnavam! Mas...
Página 83 - Sim, aqui stava o Génio das vitórias, Medindo o campo com seus olhos de águia! O infernal retintim do embate de armas, Os trovões dos canhões que ribombavam, O sibilo das balas que gemiam, O horror, a confusão, gritos, suspiros, Eram como uma orquestra a seus ouvidos!
Página 86 - O leão que magnanimo se entrega ! Eil-o sentado em cima do rochedo, Ouvindo o echo funebre das ondas, Que murmuram seu cantico de morte ; Braços cruzados sobre o largo peito, Qual naufrago escapado da tormenta, Que as vagas sobre o escolho regeitaram ; Ou qual marmorea estatua sobre um tumulo. Que grande ideia o occupa, e turbilhona.
Página 14 - Se tivestes animo para dar o sangue e arriscar a vida, mostrae que tambem vos não falta para o soffrimento. Então batalhastes com os inimigos, agora é tempo de vos vencer a vós. Se o soldado se vê despido, folgue de scobrir as feridas e de envergonhar com ellas a paa, por quem as recebeu.
Página 67 - Duma ave a cantar, São eles — guerreiros, Que faço avançar. VIII E o Piaga se ruge No seu Maracá, A morte lá paira Nos ares frechados, Os campos juncados De mortos são já: Mil homens viveram, Mil homens são lá. IX E então se de novo Eu toco o Boré; Qual fonte que salta De rocha empinada, Que vai marulhosa, Fremente e queixosa, Que a raiva apagada De todo não é, Tal eles se escoam Aos sons do Boré.

Informação bibliográfica