Conhecimentos, Atitudes e Práticas sobre Planeamento Familiar de Mulheres Timorenses Residentes em Portugal

Capa
Observatório da Imigração, ACIME, 2007 - 237 páginas

O presente estudo centra-se nos conhecimentos, atitudes e práticas relativamente ao Planeamento Familiar revelados por mulheres timorenses residentes em Portugal.

No enquadramento teórico, aborda-se o Planeamento Familiar na sua globalidade, Timor-Leste nos seus diversos aspectos, e a comunidade timorense residente em Portugal.

Trata-se de um estudo de carácter exploratório e descritivo, tendo sido utilizada uma metodologia de natureza qualitativa. Foi seleccionada a entrevista semi-estruturada como instrumento de recolha de dados relativos à população em estudo, que consistiu numa amostra intencional de vinte mulheres timorenses.

A análise de conteúdo foi o processo utilizado na análise dos dados. Após ter sido feita a caracterização da população em estudo, procurou-se estabelecer um paralelo entre a situação vivida em Timor-Leste e a que passou a verificar-se após a sua vinda de Timor para Portugal, relativamente ao Planeamento Familiar. Para finalizar, procedeu-se à análise das percepções sobre o aborto. Ao longo da análise, houve simultaneamente recurso à literatura sobre o tema e a informações obtidas por intermédio de informadores privilegiados.

As principais conclusões a que se chegou foram as seguintes:
• As características culturais, bem como as circunstâncias em que as mulheres timorenses se encontram após terem vindo para Portugal, influenciam as suas atitudes em relação à fecundidade.

• Os filhos são muito valorizados pelas mulheres timorenses, sendo quatro o número médio de filhos desejados. A mudança de meio cultural, o acesso a mais informação, a entrada no mundo do trabalho e as dificuldades económicas que se fazem sentir em Portugal são os motivos que levam a que este número seja limitado.

• As mulheres timorenses estão mais informadas e recorrem mais ao Planeamento Familiar após a sua vinda para Portugal. Em Timor-Leste a falta de informação; a oposição, por parte da Igreja católica, à utilização de métodos contraceptivos que não os naturais; a iliteracia; a residência em meio rural e o medo do programa de Planeamento Familiar indonésio constituíam limitações ou obstáculos ao Planeamento Familiar.

• O programa de Planeamento Familiar indonésio foi considerado coercivo, indo contra os direitos humanos. Foi acusado de ter como objectivo a exterminação do povo timorense por via da contenção da reprodução. Tal seria, ainda, coadjuvado pelo processo de transmigração de indonésios para o território timorense.

• A importância do Planeamento Familiar é atribuída aos benefícios económicos e para a saúde que confere, bem como ao facto de permitir maior disponibilidade e atenção prestadas aos filhos.

• A maioria das entrevistadas teve gravidezes não planeadas, devidas à falta de informações sobre contracepção e à falha ou interrupção dos métodos contraceptivos utilizados. Consequências negativas atribuídas a certos métodos levaram, em certas situações, a essa interrupção.

• Há, no geral, partilha das decisões relativas ao Planeamento Familiar com o parceiro.

• São conhecidos e utilizados, em Portugal, mais métodos contraceptivos do que em Timor.

• A interrupção voluntária da gravidez é conhecida, em Timor e em Portugal, bem como alguns dos processos utilizados para esse fim. Algumas mulheres confirmam a prática do aborto forçado por parte dos indonésios.

• A interrupção voluntária da gravidez é, em geral, desaprovada por questões de ordem religiosa e moral, sendo aprovada apenas em situações específicas. 

 

Palavras e frases frequentes

Passagens conhecidas

Página 40 - A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
Página 127 - Um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando a obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens (p.
Página 237 - UNEP United Nations Environment Programme UNESCO United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization UNFPA United Nations Population Fund UNHCR United Nations High Commissioner for Refugees UNICEF United Nations Children's Fund...
Página 128 - A técnica de análise temática "consiste em descobrir os 'núcleos de sentido ' que compõem a comunicação e cuja presença, ou frequência de aparição podem significar alguma coisa para o objetivo analítico escolhido.
Página 48 - Linton apresenta a seguinte definição: «uma cultura é a configuração de conduta apreendida e resultado da conduta cujos elementos componentes são partilhados e transmitidos pelos membros de uma sociedade particular».
Página 122 - Biklen (1994), envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes.
Página 83 - Indonésia, sendo banhada a sul pelo mar de Timor, que a separa da Austrália, a noroeste pelo mar de Savu, que a separa das ilhas de Sumba, Flores e Solor, ea norte pelo mar de Wetar, separando-a da ilha do mesmo nome.
Página 48 - ... em princípio, a toda e qualquer sociedade e, por outro lado, um capital específico que constitui as características de sua identidade original e alimenta uma comunidade singular por referência a seus antepassados, seus mortos, suas tradições"5.
Página 44 - Promover, pelos meios necessários, a divulgação dos métodos de planejamento familiar e organizar as estruturas jurídicas e técnicas que permitam o exercício de uma paternidade consciente; e) Regular os impostos e os benefícios sociais, de harmonia com os encargos familiares.
Página 126 - ... dos aspectos importantes e do que deve ser aprendido ea decisão sobre o que vai ser transmitido aos outros.

Informação bibliográfica