Como se aprende a redigir ...

Capa
Livraria Sá da Costa, 1928 - 267 páginas
 

Passagens conhecidas

Página 251 - Senhora, partem tão tristes meus olhos por vós, meu bem, que nunca tão tristes vistes outros nenhuns por ninguém.
Página 217 - Última flor do Lácio, inculta e bela, És, a um tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura A bruta mina entre os cascalhos vela . . . ~ < Amo-te assim, desconhecida e obscura, Tuba de alto clangor, lira singela, Que tens o trom eo silvo da procela, E o arrolo da saudade e da ternura!
Página 107 - Hâtez-vous lentement, et, sans perdre courage, Vingt fois sur le métier remettez votre ouvrage : Polissez-le sans cesse et le repolissez ; Ajoutez quelquefois, et souvent effacez.
Página 217 - A bruta mina entre os cascalhos vela... Amo-te assim, desconhecida e obscura, Tuba de alto clangor, lira singela, Que tens o trom eo silvo da procela E o arrolo da saudade e da ternura ! Amo o teu viço agreste eo teu aroma De virgens) selvas e de oceano largo! Amo-te, oh rude e doloroso idioma, Em que da voz materna ouvi : «Meu filho!
Página 5 - Se até aqui esteve baixa e sem louvor, Culpa é dos que a mal exercitaram, Esquecimento nosso, e desamor.
Página 81 - O estilo pode ser muito claro e muito alto; tão claro que o entendam os que não sabem e tão alto que tenham muito que entender os que sabem.
Página 230 - ... os cabelos, alisa-lhe a testa, rasga-lhe os olhos, afila-lhe o nariz, abre-lhe a boca, avulta-lhe as faces, torneia-lhe o pescoço, estende-lhe os braços, espalma-lhe as mãos, divide-lhe os dedos, lança-lhe os vestidos: aqui desprega, ali arruga, acolá recama: e fica um homem perfeito, e talvez um santo, que se pode por no altar.
Página 250 - Como os anjos do céo (se o não sonharam...) Quiz mostrar-me que, o bem, bem pouco dura. Não sei se me voou, se m'a levaram, Nem saiba eu nunca a minha desventura Contar aos que inda em vida não choraram.
Página 229 - Eles são os que pesam os merecimentos; eles, os que qualificam as ações; eles, os que avaliam as prendas; eles, os que repartem as fortunas. Eles são, os que enfeitam, ou descompõem; eles os que fazem, ou aniquilam; eles, os que pintam, ou despintam os objetos, dando e tirando a seu arbítrio a cor, a figura, a medida, e ainda o mesmo ser, e substância, sem outra distinção, ou juízo que aborrecer, ou amar. Se os olhos...
Página 229 - ... ser, e é bem que seja, não é, nem será jamais. Por isso se vêem, com perpétuo clamor da justiça, os indignos levantados, e as dignidades abatidas; os talentos ociosos, e as incapacidades com mando; a ignorância graduada ea ciência sem honra; a fraqueza com o bastão, eo valor posto a um canto; o vício sobre os altares, ea virtude sem culto; os milagres acusados, e os milagrosos réus.

Informação bibliográfica